olha, ele assinará o contrato que o permitirá utilizar a marca – chamamos esse ato de concessão de uso de marca – e deverá pagar o que conhecemos por taxa de franquia.
Também conhecida como franchise fee ou taxa inicial de franquia, esse valor diz respeito ao investimento inicial para que a franquia seja aberta de forma adequada.
Além disso, segundo a Lei nº. 13.966/19 (a qual revogou a lei nº 8.955/94), conhecida como Lei de Franquias, o valor da taxa de franquia deve estar estabelecido na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Inclusive, nesse documento devem estar discriminadas as taxas recorrentes que o franqueado deve pagar. Mais detalhes sobre a COF você poderá conferir mais adiante.
Qual é o objetivo da taxa de franquia?
O principal objetivo da taxa de franquia é auxiliar na cobertura dos custos que determinada rede teve durante a fase de prospecção e respectiva seleção dos seus candidatos.
Isso porque, para que uma marca seja devidamente consolidada no mercado a ponto de fazê-la estruturada e reconhecida de tal forma que possa ser expandida, muito esforço é empreendido durante o seu desenvolvimento.
Assim, podemos perceber que a taxa de franquia é um tipo de remuneração destinada à franqueadora por conta de todo o investimento direcionado para o crescimento da marca.
Importante mencionar que diversas franquias acabam incluindo nessa taxa alguns serviços que serão difundidos aos franqueados, como:
- treinamento específico para os colaboradores da franquia;
- suporte durante o processo de instalação e manutenção do negócio;
- assistência na inauguração e devido apoio durante o seu início.
Além disso, é importante que o empreendedor fique atento a todos os benefícios da franquia que deseja começar, principalmente os que já estão incluídos na taxa de franquia.
Por que é importante planejar as taxas da franquia?
Antes de qualquer coisa, é fundamental entender que cada rede possui um conjunto de taxas que serão cobradas aos franqueados.
Dessa forma, ao abrir uma franquia, é necessário que o empreendedor defina as taxas a serem pagas, justamente para que haja um devido planejamento dos gastos futuros, bem como das receitas geradas com a franquia.
Isso porque, como mencionado anteriormente, as franqueadoras irão utilizar a taxa de franquia para que certas despesas sejam cobertas.
Assim, uma franquia de sorvetes, por exemplo, possui taxas com valores distintos das redes de cosméticos, por exemplo.
O motivo? Simples! Os investimentos realizados nesses negócios são bem distintos uns dos outros. Logo, as taxas tendem a ser também diferentes.
Inclusive, é importante mencionar que essa variação de preços pode ocorrer até mesmo em franquias do mesmo segmento de mercado.
Afinal, o valor é dado de acordo com o investimento feito na marca para que ela se desenvolvesse de forma adequada. Logo, varia conforme o orçamento direcionado a esse propósito.
Assim, podemos perceber que uma rede maior, por exemplo, acaba investindo em marketing do que uma concorrente de médio ou pequeno portes.
Leia também: Como montar uma açaiteria: confira dicas e passo a passo
Taxa de franquia x Royalties x Fundo de Propaganda
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a taxa de franquia, chegou o momento de relacionar esse conceito com outras taxas que podem incidir nesse processo: os royalties e o fundo de propaganda.
Quando nos referimos aos royalties, estamos tratando de taxas pagas mensalmente pelo franqueado para que determinada marca seja utilizada e o consequente know-how da franqueadora durante a vigência do contrato de concessão.
Geralmente, esse valor arrecadado é utilizado para que novos serviços e produtos sejam desenvolvidos, justamente para que se entregue algo de melhor qualidade para o consumidor final.
Além disso, os royalties também atuam na cobertura de certas despesas, como treinamentos, convenções, atualizações de procedimentos e manuais etc.
Porém, não existe uma regra pré-estabelecida para o pagamento desse valor. Isso porque, ele será calculado segundo o modelo de franquia escolhido.
Normalmente, por sua vez, as franquias que não repõem mercadorias nas unidades, por exemplo, cobram de 4% a 10% do faturamento bruto.
Agora, quando o franqueador também fabrica determinado produto, o cálculo é realizado por meio das compras feitas mês a mês. Assim, há o pagamento de 20% a 40%.
Por outro lado, temos o Fundo de Propaganda, um valor pago pelo franqueado todo mês com o objetivo de promover ainda mais a marca por meio de ações institucionais.
Assim, podemos compreender essa taxa como um meio de financiar as ações estratégicas de marketing de toda a rede e não apenas das unidades franqueadas.
Geralmente, o valor cobrado gira em torno de 2% a 5% do faturamento bruto. Porém, é possível estabelecer um valor fixo a ser pago mensalmente.
Inclusive, vale ressaltar que, mesmo que não haja um limite definido para que esse fundo seja cobrado, consta na legislação vigente a cobrança desse Fundo de Propaganda.
Além disso, ainda segundo a lei em vigor, o franqueado tem o direito (pelo menos uma vez por ano) de receber uma prestação de contas com relação às campanhas de publicidade que foram realizadas por toda a rede.
Circular de Oferta de Franquia (COF): entenda
A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que o próprio franqueador desenvolve com o intuito de apresentar todas as condições de determinada franquia.
Nesse documento, inclusive, constam todas as obrigações, responsabilidades e deveres de todas as partes envolvidas no processo de franquia.
Além disso, o COF deve ser completo, mas ao mesmo tempo conciso e claro, sem que haja lacunas para divergências.
Inclusive, vale ressaltar que o COF é um documento bastante importante e que, caso não seja entregue de acordo com as regras estabelecidas na legislação vigente, o franqueado poderá solicitar a devolução de todo valor investido.
Qual o valor de uma taxa de franquia?
O valor de uma taxa de franquia, na verdade, irá depender do tipo de franchising escolhido.
Ou seja, o setor influencia bastante na precificação, principalmente quando uma estrutura prévia é requerida.
Existem franquias, conhecidas como microfranquias, que pedem valores iniciais de 25 mil reais, por exemplo.
Outras, por outro lado, podem cobrar um valor 10x mais alto para a entrada de novos franqueados.
Porém, vale ressaltar que a taxa de franquia é paga por meio de apenas uma parcela, justamente quando o contrato de concessão é firmado.
Pode ser que alguma rede cobre alguma outra taxa após 5 anos de franquia estabelecida, mas essa cláusula não é encontrada em todos os contratos de adesão.
Além disso, algumas empresas não cobram uma determinada taxa de adesão. Porém, esse valor pode vir diluído em outras taxas ao longo do contrato.
Assim, antes de assinar qualquer documento, certifique-se de conhecer todas as regras de adesão, justamente para que você não tenha nenhuma surpresa posterior.
Como calcular a taxa de franquia em sua rede
Essa é uma das principais dúvidas quando se pretende investir em franquias. Afinal, como calcular a taxa de franquias em uma determinada rede?
Sem dúvida, esse assunto acaba despertando a curiosidade de muitos empreendedores e, por que não, dos franqueadores.
Afinal, eles precisam saber como calcular de forma adequada o valor da sua rede e, posteriormente, da taxa de franquia, para que não fiquem no prejuízo.
Com relação aos franqueados, a curiosidade é aguçada porque eles querem saber se, de fato, o valor cobrado está convergindo com o praticado no mercado e se o contrato está sendo atendido em sua totalidade.
Porém, alguns aspectos devem ser levados em consideração ao calcular essa taxa, tais como:
- valor cobrado pela concorrência;
- porcentagem padrão sobre o investimento realizado (geralmente é de 10%);
- valor da marca diante do seu público;
- duração do contrato de concessão de uso de marca.
Como é feito o pagamento da taxa de franquia?
Como mencionado em tópicos anteriores, o pagamento da taxa de franquia é realizado no momento em que o contrato de adesão é assinado.
Porém, ressaltamos a importância de ler, atentamente, todas as cláusulas do contrato, justamente para checar se tudo que foi combinado está descrito no documento.
Além disso, antes de estabelecer uma relação com alguma marca, certifique-se de que ela, de fato, está solidificada no mercado.
Caso contrário, você terá trabalho em fazer crescer a marca, além de gerenciar o projeto contratado.
A Gela Boca, por exemplo, é uma marca que já atua no ramo de sorvetes há mais de 20 anos e, por isso, é uma das melhores franquias do setor no Brasil – segundo a revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”.
Sem dúvida, é um investimento seguro para você e sua família.
E aí, quer conhecer o modelo de negócio que já validou mais de 100 lojas físicas em todo o Brasil?
Conclusão
No conteúdo de hoje, você aprendeu o que é taxa de franquia, bem como suas características.
Além disso, foi capaz de entender melhor como esse valor é calculado e quais os outros encargos que podem incidir ao optar por esse modelo de negócio.
Por fim, pode conferir uma das maiores franquias de sorvete do Brasil: a Gela Boca e como se tornar um franqueado de sucesso com a marca.
E aí, gostou de aprender mais sobre o assunto?
Então, continue navegando no blog da Gela Boca e aprenda mais sobre o mundo de franquias, além de dicas imperdíveis sobre como fazer o seu negócio crescer ainda mais.