Sempre que pensamos em uma sorveteria, é comum imaginarmos a venda das clássicas bolas de sorvete, incrementadas com algum confeito ou cobertura, prontas para serem degustadas em um dia quente de verão.
Mas, com o aumento da competitividade nesse mercado, os estabelecimentos precisaram inovar seus cardápios para manter o interesse da clientela. Então, além dos tipos de sorvete tradicionais, outras formas de servir a sobremesa vêm sendo exploradas.
Uma importante mudança é a desconstrução do hábito de que os sorvetes só podem ser consumidos nas estações quentes. Com isso, os empreendedores visam contornar a desaceleração do segmento durante o outono e inverno.
Acompanhe o conteúdo a seguir para conhecer os principais sabores de sorvete, além de outras dicas de como aproveitar tendências e se manter relevante do setor. Boa leitura!
Entre para o time de franqueados mais satisfeitos do segmento. Seja um franqueado Gela Boca!
Quais os tipos de sorvetes disponíveis no mercado atualmente?
Os sorvetes fazem o gosto dos brasileiros, e não é de hoje. Como vivemos em um país tropical, é compreensível tanto favoritismo quanto à sobremesa.
Mas, apesar da popularidade, muitas pessoas desconhecem as variedades do produto, que podem ser exploradas pelas sorveterias, a fim de incrementar o cardápio. Confira a seguir!
Sorvete de massa
Versão clássica da sobremesa, os sorvetes de massa são fabricados em larga escala industrial. Sua principal característica é a leveza e textura suave, resultado da incorporação do ar na fabricação.
Também fazem parte de sua composição ingredientes como aditivos, conservantes, emulsificantes e gordura hidrogenada.
Um destaque desse tipo de sorvete é que ele pode ser armazenado por mais tempo e possui um custo de produção relativamente baixo. Por essa razão, é uma das opções mais comercializadas no mercado — disponível em sorveterias, supermercados, lanchonetes etc.
Sorvete artesanal
Sorvetes artesanais são fabricados a partir de um conceito mais saudável, que exclui qualquer ingrediente artificial em sua composição.
Dessa forma, seu preparo é mais “caseiro”, dentro da própria sorveteria. Sua grande característica é a textura mais densa e cremosa.
Gelato italiano
Trata-se de um sorvete de massa, de origem italiana. Seu processo de fabricação também é artesanal, sem gordura hidrogenada, estabilizantes e emulsificantes. O que confere a cremosidade e textura ao gelato é a gordura do leite.
Portanto, entre os tipos de sorvete, esse deve ser consumido no mesmo dia em que for produzido, pois não leva qualquer aditivo.
Sorvetes premium
Em comparação a outros tipos de sorvetes, os da categoria premium costumam ser mais calóricos, pois apresentam um percentual maior de gordura: 16%.
Contudo, isso não quer dizer que os sorvetes premium tenham qualidade pior; muito pelo contrário: sua composição leva ingredientes nobres, o tornando uma sobremesa de custo mais elevado.
Sorbets
Sorbets podem ser encarados como um gelato de fruta, pois são fabricados de forma “caseira” e possuem ingredientes frescos. Sua principal diferença para os sorvetes tradicionais é que não levam qualquer tipo de gordura — leite ou hidrogenada.
Nesse aspecto, os sorbets são excelentes opções para consumidores que procuram sorvetes menos calóricos ou que possuem alguma restrição alimentar — intolerantes a lactose, ao glúten, veganos, etc.
Picolé
Entre os diferentes tipos de sorvete, o picolé é um sorvete oferecido com mais praticidade e custo reduzido: no palito. Possui uma infinidade de sabores, agradando consumidores de todas as idades.
Desse modo, trata-se de um sorvete que não pode faltar em seu estabelecimento. Os picolés de fruta se assemelham com os sorbets.
Entre para o time de franqueados mais satisfeitos do segmento. Seja um franqueado Gela Boca!
Sorvete no palito
Consiste no sorvete de massa, com todos os seus ingredientes e aditivos tradicionais, mas vendidos no palito. Esse sorvete possibilita diferentes combinações para incrementação, como caldas, coberturas, nozes, castanhas etc.
Paleta mexicana
Assim como o gelato italiano se origina da Itália, a paleta mexicana tem origem no México. Sua maior diferença para os nossos tradicionais picolés é o tamanho e o peso, que são maiores. Também se destacam pela alta combinação de sabores e recheios.
Sorvete expresso
Quase todo mundo já conhece as populares máquinas de sorvete expresso, mas provavelmente não sabe como é seu processo de fabricação.
Os sorvetes expressos são feitos a partir de uma mistura de leite, pó de sorvete e açúcar. É a máquina que transforma esses ingredientes em um sorvete.
Por ser ágil no preparo, esse tipo de sorvete é uma alternativa versátil, já que pode ser servida no copo, na casquinha, como sundae, milk-shake etc. Além disso, o custo de produção é bastante atrativo.
Veja também: quanto investir para abrir uma sorveteria
Sorvete de açaí
Continuando nossa lista sobre os diferentes tipos de sorvete, temos uma variedade que vem conquistando o público recentemente: o sorvete de açaí.
Para fabricá-lo, basta adicionar uma mistura em pó de açaí, ou a polpa pronta de açaí, adoçada com água e guaraná.
Também é possível utilizar a polpa da fruta com xarope de guaraná para elevar o sabor. Esse tipo de sorvete requer um maquinário específico para produção, a fim de entregar um produto que agrade os consumidores.
Frozen yogurt
Nesse tipo de sorvete, o iogurte é seu principal ingrediente. Essa sobremesa é mais saudável quando comparada aos sorvetes tradicionais, pois apresenta baixo percentual de gordura e açúcar, conquistando uma alta parcela dos consumidores.
Contudo, seu processo de fabricação envolve mais do que apenas bater o iogurte congelado, como a adição do leite, emulsificantes e estabilizantes.
Sherbert
Para fechar nossa lista com os diferentes tipos de sorvete, temos os sherbets. São semelhantes aos sorbets, mas com um percentual de gordura entre 4% e 5%, derivado do leite. Por isso, apresentam uma textura mais cremosa.
Quais são os sabores de sorvete que mais vendem?
Com tanta variedade de sorvetes, é natural que as pessoas tenham seus tipos favoritos. Quer saber quais são os sabores que mais agradam a população brasileira? Acompanhe nossa lista abaixo:
- sorvete de chocolate: sabor tradicional, o sorvete de chocolate é altamente energético, consumido por quase 30% dos brasileiros;
- sorvete de baunilha: apesar de ser confundido com o sorvete de creme, o sorvete de baunilha não possui manteiga de leite e leva extrato de baunilha em sua composição;
- sorvete de morango: outro sabor altamente tradicional, o sorvete de morango leva diversas características nutricionais da fruta, como antioxidantes e vitaminas;
- sorvete de creme: além de servir de base para a fabricação de outros sorvetes, o sorvete de creme é feito com manteiga de leite e aromatizantes. Além disso, costuma ser mais amarelado que o sorvete de baunilha;
- sorvete de coco: o fruto do coqueiro é altamente consumido pelos brasileiros. Então, não é à toa que o sorvete de coco seja um dos sabores mais apreciados pela população. Sua textura e cremosidade característicos agradam qualquer paladar;
- sorvete de passas: muitas pessoas amam e outras detestam o sorvete de passas. De todo modo, é inegável que se trata de um dos sabores tradicionais mais consumidos. A receita original leva rum, uma bebida feita a partir do melaço de cana;
- sorvete de maracujá: seu sabor doce e azedo ao mesmo tempo conquista paladares mais exigentes. Feito com a polpa do maracujá, esse sorvete preserva todas as características originais da fruta;
- sorvete de doce de leite: surgido na Argentina, o sorvete de doce de leite se espalhou rapidamente na América Latina, ganhando popularidade no Brasil.
- sorvete de milho: esse sorvete possui um sabor semelhante aos doces típicos nordestinos, feitos à base de milho, como a pamonha doce;
- sorvete de açaí: altamente energético, o sorvete de açaí é refrescante e confere saciedade. Por isso, vem sendo o favorito de inúmeros brasileiros.
Leia também: Como abrir uma franquia de sorvete? Entenda tudo sobre!
Como aproveitar e vender os tipos de sorvete durante todo o ano?
Conforme explicamos inicialmente, o objetivo de investir em um cardápio diferenciado, com inúmeros tipos de sorvete, é fortalecer a imagem da sua sorveteria. Desvincular a figura do sorvete ao verão é essencial, já que todo negócio precisa ser lucrativo o ano inteiro.
Então, para contornar o movimento mais fraco durante as estações mais frias, é indispensável apostar em um marketing de qualidade, além de produtos que não sejam exclusivamente sorvetes. Veja nossas dicas a seguir.
Pense em produtos para o inverno
Você já sabe que os sorvetes não são tão procurados durante o inverno. Afinal, a sobremesa ainda é bastante encarada como algo que deve ser consumida em dias quentes para refrescar. Porém, existem meios de manter o produto no dia a dia dos clientes.
Nos meses frios, é interessante apresentar sorvetes com pratos quentes, como o famoso petit gâteau — um bolinho com recheio quente, acompanhado de uma bola de sorvete de creme.
Outra sobremesa quente que pode combinar muito bem com sorvetes é o fondue. No lugar das frutas, inclua pequenas bolas de sorvete, feitas com um boleador de melão, acompanhadas de chocolate quente.
Outras opções que combinam com sorvetes são: panquecas, crepes doces, waffles, bolos, espetinhos de fruta com chocolate e café.
Leia também: Consumo de sorvete: veja as tendências do setor em 2023.
Aprimore o ambiente
Muitos gestores de sorveterias podem considerar a ambientação como algo secundário. Contudo, esse é um fator que influencia bastante na escolha e satisfação do consumidor.
Os clientes desejam frequentar espaços agradáveis, que as façam sentir acolhidas durante o ano inteiro. Então, durante os meses mais frios, uma simples mudança na iluminação já fará diferença: tons amarelados são capazes de transmitir calor e deixar as pessoas à vontade.
Também vale investir em climatizadores para deixar a clientela mais confortável. Além de aquecer o ambiente no inverno, o equipamento ajuda a refrescar o local no verão.
Invista em sabores que combinam com o frio
Assim como existem sabores de sorvete que super combinam com o verão — sorbets, sorvetes e picolés refrescantes, feitos a partir de frutas — também há misturas que caem melhor no inverno.
Então, sabores mais doces, como o chocolate, produzem sorvetes mais robustos, com um teor de gordura mais elevado, favorecendo o aquecimento do organismo em dias frios. Trata-se de uma excelente opção para aumentar as vendas no inverno.
Divulgue promoções e eventos
Outra maneira de atrair o público nas estações mais baixas é promovendo festivais e promoções. Que tal planejar um festival de sorvete? Ou então, oferecer cartões de fidelidade e descontos? Essas ações estimulam o interesse do consumidor.
Para que essas estratégias funcionem corretamente, é importante ter um bom planejamento. As campanhas realizadas precisam atrair a audiência.
Outros fatores que contribuem para o aumento das vendas no inverno são:
- boa estrutura de atendimento;
- equipe bem treinada para lidar com o público;
- investimento em produtos de alta qualidade;
- dar atenção ao feedback dos clientes.
Entre para o time de franqueados mais satisfeitos do segmento. Seja um franqueado Gela Boca!
Conclusão
Neste conteúdo, você conheceu os diferentes tipos de sorvete que podem incrementar seu cardápio. Para alcançar melhores resultados, é importante oferecer soluções que fujam do comum, apostando na criatividade.
Lembre-se de investir em técnicas para superar as dificuldades em vender sorvetes durante o inverno. Nesse sentido, é essencial conhecer seu público, as ferramentas que podem te ajudar nesse processo. Se estiver procurando onde encontrar produtos de qualidade, conheça a Gela Boca e se torne um franqueado!