Trabalhar com sorvete: conheça todas as vantagens e como iniciar um negócio!

Trabalhar com sorvete

Você é um empreendedor iniciante e está procurando aprender os detalhes de como começar um negócio no ramo de sorvetes? Não procure mais! 

Neste artigo, te mostraremos todas as vantagens de trabalhar com sorvete, desde a criatividade que dá aos empresários para vender produtos únicos, até sua universalidade como um produto que apela para pessoas de todas as idades. 

Com nossas dicas, você receberá uma orientação valiosa em tudo, desde garantir financiamento e encontrar fornecedores, até desenvolver sabores e criar seu plano de negócios. 

Se você quer abrir uma sorveteria, continue lendo para ajudar a desbloquear o sucesso neste mercado. Boa leitura!

Trabalhar com sorvete, vale a pena?

Trabalhar com sorvete, vale a pena?

Trabalhar com sorvete pode ser uma ótima maneira de ganhar a vida, mas ainda assim traz alguns desafios únicos. Nesse remo, você precisa permanecer focado e criativo para ter sucesso.

Qualquer marca que se preze, independente de seu segmento de mercado e porte, precisa de um planejamento bem estruturado. Só assim o negócio terá sucesso. Aliás, só assim é possível prever cenários e desenvolver estratégias de vendas bem-sucedidas. 

Mas e aqueles que não têm experiência em administrar um negócio? Como obter ajuda? Para desenvolver um plano estratégico para uma sorveteria, você pode entrar em contato com o Sebrae da sua cidade. 

Esta entidade auxilia pequenos empreendedores na criação de novas empresas de forma gratuita. Então, lembre-se: vender sorvete pode ser lucrativo, mas depende muito da sua iniciativa e bom preparo.

Preciso de licença para vender?

Quem pensa em abrir uma sorveteria precisa ficar atento: abrir um negócio de alimentação exige um conjunto de regras. 

Esses requisitos são utilizados para garantir que os clientes estejam protegidos durante o consumo do produto e para demonstrar a segurança dos trabalhadores no ambiente em que o produto é produzido. Veja mais a seguir!

Alvará de funcionamento

Depois de iniciar o seu negócio, o primeiro documento que você deve fornecer é uma licença comercial. 

Essa é uma exigência do conselho, e a ausência desse item pode levar ao fechamento da empresa. 

Certifique-se de ter todos os documentos necessários para requerer o seu, ou contrate um advogado especializado no assunto.

Autorização dos bombeiros

Você também precisará de uma autorização do corpo de bombeiros do seu estado antes de abrir suas portas. 

Este documento isenta as empresas de responsabilidade criminal em caso de acidente e verifica se todos os equipamentos da sua empresa estão prontos para funcionar sem causar danos. 

Se você trabalha em um endereço e decide alugar espaço em outro, deve solicitar uma nova licença.

Para obtê-lo, é necessário pagar uma taxa e apresentar cópia autenticada do ato constitutivo e do CNPJ, além do documento de identificação do representante legal. 

Assim, o corpo de bombeiros fornece um relatório de necessidades, que determina o que uma empresa como a sua deve fazer. 

Depois de verificar todos os pontos do relatório, você terá que solicitar uma vistoria para obter um certificado de aprovação. 

Alguns estabelecimentos estão isentos de fiscalização, mas as indústrias não constam dessa lista. 

Portanto, fique atento às orientações do corpo de bombeiros para garantir que apenas uma investigação seja necessária durante o processo de aprovação do documento.

Lei nº 986/1969

A Lei nº 986/1969 exige que todas as empresas que preparam, embalam, transportam e comercializam alimentos sejam licenciadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Isso significa que, ao abrir uma sorveteria, você deve procurar um agente estadual (ou do seu município) para obter o alvará sanitário. Sem este documento, qualquer empresa que prepare alimentos não pode funcionar. 

Os documentos necessários para obtê-lo podem variar de acordo com o local, portanto, a melhor maneira de descobrir é ir ao posto de saúde mais próximo.

Resolução RDC nº 267/ANVISA

Algumas das regulamentações da Anvisa para sorveterias que mencionamos até agora se aplicam a todas as empresas de alimentos.

Porém, há uma que se aplica especialmente às sorveterias: a RDC nº 267/ANVISA, publicada em setembro de 2003. 

Esta norma considera que a ingestão de sorvete deve ter atenção especial ao controle higiênico. 

Desse modo, os regulamentos técnicos são indicados de acordo com as condições das empresas que os produzem.

Leia também: A Melhor Franquia de Sorvetes do Brasil Cinco motivos para investir em uma franquia

O que vender junto com os sorvetes?

Investir em uma sorveteria pode ser um bom negócio, pois o sorvete vai agradar crianças e adultos de qualquer idade. 

No entanto, é imprescindível diversificar os itens do cardápio para que o cliente prefira o seu estabelecimento em detrimento dos concorrentes. 

Assim como muitos consideram o sorvete uma sobremesa da estação, investir em novas opções é uma forma de garantir o sucesso da sua sorveteria em qualquer estação. Confira nossas dicas abaixo!

Milkshake

Milkshakes são uma bebida versátil que complementa qualquer sorveteria. Portanto, prepará-lo não requer muitos equipamentos, pois apenas um batedor de smoothies fará o trabalho com bons resultados. 

Para inovar, aposte em diferentes sabores, como o sabor dos palitos fritos. Para fazer é só bater o doce de leite com sorvete cremoso! 

Pegue uma tigela, decore com doce de leite morno e adicione à bebida. Finalize com biscoitos de amido de milho picados e, se possível, pedaços de bolinhos fritos.

Crepe

Os crepes são uma sobremesa barata, fácil de fazer e com bons rendimentos. Essa sobremesa agrada a qualquer paladar, podendo ser servida com sorvete, que é o principal produto da sorveteria. Você também pode adicionar ganache de chocolate aos crepes.

Waffle

Waffle é um excelente acompanhamento de sorvetes. Dourada e crocante por fora, e macia por dentro, esse prato clássico de café da manhã combina perfeitamente com a sobremesa gelada.

Uma ótima forma de inovar é criando sua própria mistura de sabores — sorvete no cone de waffle, coberto com lascas de chocolate. Isso apresenta um visual bem atraente para o público. 

Sorvete na casca da fruta

Já pensou em colocar sorvete em uma casca? Alguns, como abacaxi, maracujá e coco, podem ser usados ​​como base de sorvete para uma linda e deliciosa sobremesa. 

Na hora de montar esse item do cardápio, retire a polpa, acrescente sorvete do mesmo sabor e decore com a própria fruta ou ainda com geleia e nozes. O importante é usar a imaginação!

Leia também: Consumo de sorvete: veja as tendências do setor em 2023.

Quais os cuidados devo tomar?

Trabalhar com sorvete é um trabalho divertido

Trabalhar com sorvete é um trabalho divertido, mas tem suas responsabilidades. É importante lembrar de alguns cuidados essenciais para trabalhar nesta área. Acompanhe mais abaixo quais são as principais medidas!

Armazenamento dos produtos

Trabalhar com sorvete é um trabalho cheio de delícias, mas você também precisa tomar os devidos cuidados para garantir que todos possam desfrutar de seu deleite refrescante. 

O armazenamento adequado dos produtos é fundamental para trabalhar com sorvete, pois influencia diretamente na sua qualidade e conservação. 

Certifique-se de observar a temperatura ideal para armazenar seus produtos corretamente e evitar que se danifiquem.

Local adequado

Trabalhar com sorvete pode ser muito divertido – mas para garantir que a experiência seja um sucesso, é fundamental tomar alguns cuidados. 

É importante trabalhar em um local adequado: escolha um local limpo, bem ventilado, longe de qualquer fonte externa de calor. 

Outra medida importante é monitorar a temperatura exata do freezer horizontal.

Fornecedores de qualidade

Verifique sempre a qualidade e a consistência dos materiais utilizados, como cascas de frutas congeladas, leite fresco e cremes naturais. Incorpore uma variedade de sabores para oferecer um menu interessante. 

Em suma, trabalhe apenas com fornecedores confiáveis ​​que oferecem os melhores ingredientes possíveis para garantir o máximo sabor.

Como ter lucro vendendo sorvetes? 

Como ter lucro vendendo sorvetes? 

Se trabalhar com sorvete é o seu verdadeiro objetivo, certifique-se de que usar as melhores práticas para obter lucro

Primeiro, avalie o mercado local e se familiarize com preços, sabores preferidos e vários tipos de embalagens. 

Em seguida, estude maneiras de trabalhar com materiais de qualidade em relação ao custo-benefício. Confira outras dicas a seguir!

Ofereça produtos de qualidade

Não há nada mais importante do que oferecer produtos de qualidade aos seus clientes. Investir em ingredientes frescos e garantir a qualidade do produto devem ser as principais prioridades se você deseja obter o lucro desejado. 

Uma vez que os consumidores são atraídos pela reputação da sua empresa, manter uma qualidade excelente é a melhor forma de proporcionar experiências incríveis para eles.

Divulgação nas redes sociais

Uma forte presença nas mídias sociais pode ajudá-lo a gerar interesse em seus produtos. 

Publique imagens atraentes dos sabores que você está oferecendo, incentive os comentários e o compartilhamento dos usuários. 

Com planos de marketing inteligentes, uma marca forte nas mídias sociais pode direcionar suas vendas de sorvete diretamente para um resultado lucrativo.

Atendimento humanizado

A chave para trabalhar com sorvete é o atendimento humanizado. É fundamental tratar cada cliente com respeito e prestar um serviço de qualidade que lhe traga satisfação. 

As pessoas preferem trabalhar em estabelecimentos onde se sintam bem tratadas. Essa sensação de bem-estar certamente aumentará os lucros da empresa.

Monte um espaço recreativo para os clientes

Para lucrar de verdade com a venda de sorvetes, você precisará encontrar formas criativas e inovadoras de atrair novos clientes. 

Vender a sobremesa em um espaço recreativo é uma boa forma de aumentar a sua visibilidade e chegar a mais pessoas. 

Se vai trabalhar desta forma, as instalações têm de estar bem organizadas e limpas para que os clientes se divirtam.

Seja franqueado de uma marca renomada

Tornar-se franqueado de uma marca renomada é o caminho para lucrar vendendo sorvete. 

Você não apenas terá acesso à marca que os clientes já conhecem e confiam, mas também se beneficiará de processos e práticas recomendadas. 

Muitas empresas oferecem programas extensivos de treinamento e orientação para que você possa aprender rapidamente e começar a trabalhar no campo.

Quer saber mais sobre como montar uma franquia de sorvete? Conheça a Gela Boca e faça parte do nosso time de franqueados!

Conclusão

Como você viu, há uma série de aspectos importantes a serem considerados antes de iniciar seu próprio negócio e trabalhar com sorvete. 

Com o plano certo, uma franquia de sorvete pode se tornar um empreendimento incrivelmente bem-sucedido. 

A Gela Boca fornece informações abrangentes sobre tudo, desde a seleção do equipamento e licenças necessárias até conselhos sobre sugestões de sabores e técnicas de marketing. Conheça!

Deixe seu comentário