Como montar um um cardápio de inverno para sorveteria? + Dicas

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Montar um cardápio de inverno sorveteria requer criatividade e inovação para saber identificar oportunidades de aprimorar o negócio. 

Afinal, será necessário transformar não só o cardápio, mas também o ambiente e estratégias de divulgação nesse período. 

Quem atua nesse ramo há algum tempo, conhece bem as baixas nas vendas durante as estações mais frias do ano, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

Portanto, é crucial buscar alternativas inteligentes e atrativas para atrair os clientes, e mantê-los interessados em consumir um produto tão associado ao verão. 

Precisa de ajuda nesse quesito? Continue acompanhando o conteúdo a seguir para conhecer nossas sugestões. Boa leitura!

Veja também: quanto investir para abrir uma sorveteria

Como atrair clientes para uma sorveteria no inverno?

Antes de apresentarmos as sugestões de cardápio de inverno, é importante que você aprenda a criar estratégias além dos produtos para conquistar seus clientes nesse período:  

  • aposte na ambientação diferenciada: instale climatizadores na sorveteria, a fim de proporcionar um espaço aconchegante aos clientes. No inverso, o equipamento pode esquentar o local;
  • crie festivais e promoções: ofereça descontos progressivos em combos, crie um programa de fidelidade, festivais com promoções e outros. Calcule tudo para não prejudicar o lucro do seu estabelecimento;
  • inclua sabores que combinam com o frio: durante o verão, as pessoas buscam por sabores refrescantes — limão, laranja, abacaxi. No inverno, é interessante disponibilizar sabores mais doces e cremosos, como os de chocolate e castanhas;
  • disponibilize acompanhamentos: acompanhamentos ajudam a tornar os sorvetes mais agradáveis no frio. Seja criativo e oferece cookies, pedaços de chocolate, canudinhos comestíveis, caldas, cereais, nozes e outros;
  • aumente seu cardápio: além dos sorvetes, venda sobremesas que combinam com o inverno e o seu produto, como frutas banhadas em chocolate, fondue, petit gateau;
  • venda bebidas diversas: inclua bebidas diversas que ajudam a aquecer o organismo no frio, como cafés, frapês e derivados. 

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O que servir em uma sorveteria no inverno?

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A principal mudança a ser feita em sua sorveteria durante o inverno é no cardápio. Sabemos que não é tão fácil criar um cardápio de inverno para sorveteria da noite para o dia. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar nesse processo. 

Comece expandindo seu menu, trazendo novidades limitadas. Essa é uma excelente estratégia para manter o público frequente em seu estabelecimento.

Conforme citamos logo acima, foque nos sabores mais doces, cremosos, com teor de gordura mais elevado — chocolate, pistache, nozes, doce de leite e outros. Além disso, ofereça sobremesas clássicas que combinam com sorvetes:

  • Petit Gateau; 
  • Churros fritos com caldas de chocolate ou doce de leite; 
  • Sorvete assado com marshmallow; 
  • Frutas banhadas em chocolate; 
  • Bolo com recheio de sorvete;
  • Rocambole de chocolate com sorvete;
  • Torta de limão com sorvete;
  • Frozen de chocolate;
  • Fondue.

 

Com essas opções, você conseguirá atrair mais clientes que desejam comer sobremesas quentes, mas sem precisar desviar do conceito original do seu negócio.

Para não errar na seleção dos complementos, vale observar os comportamentos dos consumidores da região, a fim de determinar quais pratos incluir no cardápio ou deixar de fora. 

Outra dica que pode ajudar nesse processo é trabalhar com pratos complementares. Esses podem não se relacionar com sorvetes, mas trazem a sensação de aconchego que combinam com o ambiente:

  • Crepes recheados;
  • Chocolate quente;
  • Waffles;
  • Fondue no pote;
  • Vitaminas e shakes;
  • Panqueca com sorvete;
  • Lanches assados;
  • Sucos de fruta;
  • Espetinho de chocolate.

 

Veja quais são os maiores mitos sobre os sorvetes no inverno

O consumo de sorvete no inverno é muitas vezes mal associado com o surgimento de doenças, especialmente as inflamações na garganta. Isso decorre de superstições transmitidas ao longo dos tempos. 

Inclusive, é comum vermos pais e mães restringirem o consumo de sorvetes por seus filhos.

Na verdade, não há estudos científicos que apontem para que essa superstição seja verdade. Porém, a falta de uma conexão definitiva entre alimentos ou bebidas frias e enfermidades não impediu que as pessoas acreditassem nisso. 

O sistema imunológico da população diminui naturalmente no inverno, tornando-as mais suscetíveis a vírus e bactérias que estão presentes o ano todo.

Como as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados no inverno, para se protegerem do frio, os microrganismos se multiplicam com mais facilidade. 

Também, não é incomum que médicos e especialistas recomendem o consumo de sorvetes e outros alimentos frios, após procedimentos na garganta, a fim de acelerar a recuperação.

Isso é mais um indício de que não há qualquer relação entre doenças respiratórias com o consumo de sorvetes no inverno. 

4 dicas para vender bem com o cardápio de inverno na sorveteria

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Além das mudanças de cardápio mencionadas acima, coloque em prática algumas das estratégias citadas nos tópicos anteriores. Confira mais abaixo nossas dicas!

1. Não tenha medo de experimentar e mudar o cardápio

Sabemos que implementar mudanças pode ser desafiador. Mas, as alterações no cardápio trazem resultados imediatos ao seu negócio, como o aumento das vendas. 

Então, não ofereça os mesmos sabores vendidos no verão e primavera. No frio, as pessoas estão mais propensas a consumirem alimentos quentes e mais calóricos.

Contudo, antes de mudar seu cardápio, preste atenção nas preferências do seu público. Converse com os clientes e pergunte quais opções eles mais gostam. 

Assim, evitará incluir itens que não serão consumidos, levando ao desperdício. 

2. Deixe o ambiente mais aconchegante para receber os clientes

Com as finanças do estabelecimento em dia, talvez seja uma boa estratégia adicionar equipamentos novos, ou fazer pequenas reformas no espaço para atender melhor seus clientes no inverno. 

Nossa maior dica é planejar um ambiente que seja convidativo, aconchegante e que conquiste a atenção de quem se aproxima da sua sorveteria. 

Reúna cores e texturas de forma harmoniosa, que incentivem o consumidor a ficar no local por mais tempo.

3. Crie combos diferenciados

Uma das vantagens de mudar o cardápio é explorar a criatividade. Que tal oferecer combos? Essa é uma ótima forma de vender mais produtos, enquanto o cliente ganha algum desconto pela opção. 

Crepes + sucos de fruta, sorvetes com caldas quentes + cookies, cafés com sorvete + fatia de bolo ou lanches de forno com direito a um copinho de sorvete como sobremesa. As possibilidades são infinitas, por isso, explore-as a seu favor.

4. Use as redes sociais ao seu favor

Essa dica vale para todo o ano, não somente nas épocas frias. Montar um cardápio de inverno para sorveteria não fará diferença se seus clientes não sabem das novidades. 

Crie presença digital para divulgar seu negócio. Faça um perfil nas redes sociais, convide os consumidores a seguir as páginas do seu estabelecimento online. 

Quanto ao conteúdo, faça postagens relevantes e interessantes para sua audiência. Divulgue curiosidades sobre os sorvetes, benefícios da sobremesa no inverno e outros assuntos relacionados. 

Evite fazer somente a propaganda de seus produtos, pois isso cansa o consumidor e o afasta do seu negócio. Mantenha um bom relacionamento com o público para fortalecer os laços e fidelizá-los. 

Saiba quais são as vantagens de contar com estratégias para vender sorvetes no inverno

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Todos os anos, você se pergunta o que poderia fazer de diferente para que a receita da sorveteria não caia em dias frios. Diferentes estratégias podem ser utilizadas para evitar essa redução.

Vantagem competitiva

Saia na frente da concorrência oferecendo aos seus consumidores um cardápio diferenciado de opções de sorvetes de verão e inverno. Isso atrai a atenção de clientes fiéis e um novo público para as sorveterias.

Conheça o cardápio de sorvetes da Gela Boca!

Superar a concorrência

Busque inovações além do cardápio, por exemplo, expandindo seus negócios para áreas com invernos amenos. Os estados do norte e nordeste são quentes quase o ano todo.

Talvez nem precise ser uma grande sorveteria. Pode ser um investimento pequeno, mas pode levar sua marca para outras cidades. 

Assim, você pode expandir seu atendimento, conquistar novos clientes e obter mais receita, e ainda manter sua loja em áreas mais frias.

Marketing

A empresa pode ser a melhor do mundo, mas se não investir em marketing, não chegará na frente dos clientes. 

Então, entenda bem o seu público, tenha comunicações direcionadas, alcance resultados positivos e cresça sua sorveteria.

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Conclusão: cardápio de inverno sorveteria

Neste conteúdo, você aprendeu como inovar em seu cardápio de inverno para sorveteria. Durante as estações mais frias, os ganhos de negócios do tipo costumam sofrer baixas. Afinal, as pessoas estão acostumadas a associar o sorvete com o verão. 

Entretanto, com as dicas que te apresentamos por aqui, você saberá contornar essa situação com eficiência. Confira o que o Gela Boca pode oferecer para seu negócio!

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