Como montar um cardápio para sorveteria? 8 dicas para te ajudar!

cardápio de sorveteria dicas para te ajudar

Montar um cardápio para sorveteria requer o mesmo planejamento que um menu de qualquer outro estabelecimento. 

Nesse sentido, é necessário estudar a concorrência e as preferências do público — consumidores com alguma restrição alimentar. 

Cardápios de sorveterias podem mudar no decorrer do ano, desde que isso seja vantajoso para o negócio e para os clientes. 

Opções “gourmet” não são necessárias, exceto quando já fazem parte da proposta da sorveteria.

Além disso, é interessante pensar em estratégias de marketing para atrair mais clientes nas redes sociais, por exemplo, divulgando imagens dos produtos vendidos. 

Continue o artigo a seguir e descubra como montar um excelente cardápio para sua sorveteria!

Veja também: como investir em franquias de alimentação

O que servir em uma sorveteria?

Quando falamos em vender sorvetes, logo pensamos em uma grande variedade de opções. Um dos processos cruciais de um negócio do tipo é a escolha dos produtos comercializados. 

São inúmeras possibilidades que, unidas à criatividade, podem gerar outras mais. Então, para te ajudar em seu momento de decisão, criamos uma pequena lista:

  • sorvete de massa: sorvete clássico e que não pode faltar no seu cardápio. São inúmeras opções de sabores e tamanhos (potes de 100ml a recipientes por litro), incluindo sorvetes recheados e com sabores combinados;
  • picolés: outro clássico, o sorvete no palito é uma opção simples e refrescante que atrai clientes pela praticidade. Podem ser feitos de fruta ou à base de leite, cobertos com chocolate ou recheados;
  • sorvete expresso: as populares casquinhas já caíram no gosto dos brasileiros pelo mesmo motivo que os picolés: praticidade. A diferença é que se trata de um sorvete de massa à base de leite, servido em uma casquinha de biscoito;
  • sundaes: sobremesa típica estadunidense, que ganhou popularidade no Brasil há algum tempo. O sundae consiste em um sorvete de massa servido em um copo, acompanhado de caldas, biscoitos, nozes e outros complementos; 
  • milkshakes: o famoso leite batido com sorvete e calda é outra opção que oferece praticidade ao consumidor. Para produzi-los, é interessante investir em um batedor de milkshake;
  • gelato: com origem italiana, os gelatos são sorvetes gourmet, com preparação mais artesanal do que os tradicionais de massa. São inúmeras opções de recheio, que agradam paladares mais exigentes;
  • sorvete expresso de açaí: semelhante às casquinhas tradicionais. A diferença é que, no lugar do sorvete de massa, há o açaí — produto brasileiro que vem ganhando a preferência dos consumidores. 

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Como montar um cardápio para sorveteria?

cardápio de sorveteria como montar

Depois de conhecer algumas opções de sabores para vender em sua sorveteria, ainda resta aprender como montar o cardápio ideal. Acompanhe nossas sugestões a seguir para não errar em sua estratégia.

1. Estude o mercado

Aprofunde seus conhecimentos sobre sua própria área de atuação. 

Investigue quais são os concorrentes, como é a região na qual seu estabelecimento está localizado e qual tipo de público pretende alcançar. 

Esses são pontos básicos na estruturação de qualquer negócio, mas que acabam sendo negligenciados, especialmente por empreendedores iniciantes e sem experiência na gestão de sorveterias.

Por isso, lembre-se desses pontos na elaboração do seu cardápio. 

Leia também: A Melhor Franquia de Sorvetes do Brasil Cinco motivos para investir em uma franquia

2. Menos é mais

Para criar um bom cardápio para sorveteria, menos é mais. Você deve considerar a capacidade de produção do seu empreendimento. 

Se estiver nos estágios iniciais e dispor de pouco capital para investir, escolha vender menos sabores com maior qualidade, do que apostar em muitas opções medianas.

Verifique a estrutura física do espaço, os equipamentos e o quanto a mão de obra consegue produzir.  

3. Cardápio inclusivo

Atualmente, existe uma forte tendência em disponibilizar produtos free, ou seja, livres de açúcar, lactose ou glúten. 

Além do tradicional açaí, é interessante adicionar sorvetes, picolés, milkshakes e outros produtos que façam parte desse grupo. 

4. Taças elaboradas

Em um cardápio para sorveteria, não podem faltar opções visualmente atrativas e de sabores surpreendentes. 

Taças bem montadas e decoradas atraem a atenção dos consumidores e são ótimos produtos para sorveterias self-service. 

Assim, considere servir sabores únicos à la carte, como Banoffi ou Cirque Tropicale.

5. Varie o cardápio

Além de criar um menu fixo, experimente disponibilizar sabores de sorvetes conforme a estação muda. 

Durante o verão, por exemplo, adiciona sabores mais refrescantes ao menu. Já no inverno, pode ser bacana aumentar a cartela de sorvetes à base de leite. 

Explore, também, as frutas sazonais para diversificar a produção. Outra possibilidade é criar sabores exclusivos para cada mês. Convide os clientes a votarem em seus sabores preferidos. 

6. Defina a especialidade da casa

Todo cardápio para sorveteria deve ter a especialidade da casa, mesmo que o estabelecimento ofereça inúmeras opções de sorvetes. 

Se você administra uma loja de milkshakes, então os milkshakes precisam ser a grande estrela. 

Ofereça combinações e apresentações distintas, como servidos na taça, na barca, no copo e com acompanhamentos diversos. 

7. Faça testes

Antes de fechar seu cardápio, anote todos os testes realizados, incluindo ingredientes e modos de preparo. Registre o feedback dos clientes para compreender a evolução das receitas. 

Dessa forma, fica mais fácil chegar a uma versão excelente do produto, bem como descobrir uma maneira de repetir a receita de sucesso. 

8. Seja flexível

Apresente tamanhos diferentes do mesmo produto para agradar mais consumidores. Isso possibilita que eles escolham o que comprar de acordo com a própria vontade e o valor do item. 

Outra maneira de fidelizar o público é permitir que ele troque ingredientes ou monte sua sobremesa sem precisar pagar a mais por isso. 

Cardápio digital para sorveteria: o que é e como funciona?

cardápio de sorveteria digital

Depois da pandemia do Coronavírus, diversos estabelecimentos aderiram ao cardápio digital para evitar a propagação do vírus. 

Seja em formato de tablet ou QR Code, esse tipo de cardápio possibilita que o consumidor conheça o cardápio do estabelecimento e faça seu pedido com mais agilidade e praticidade. 

Os cardápios em tablets são instalados nas mesas do estabelecimento, e os clientes podem customizar os itens à venda, realizar o autoatendimento e outras possibilidades.

Já o cardápio em QR Code é criado como qualquer outro cardápio online, mas pode ser lido pelo consumidor sem que ele precise fazer o download de qualquer aplicativo. 

Ambas as opções podem ser traduzidas para inúmeros idiomas, atualizados em tempo real e ainda contar com a opção de “chamar garçom”.

O que fazer para uma sorveteria chamar cliente?

cardápio de sorveteria chamar cliente

Mesmo com um excelente cardápio, você ainda precisa criar estratégias para atrair e conquistar clientes. Em qualquer tipo de negócio, esse processo é bem desafiador. 

Uma sorveteria é capaz de atrair clientes em qualquer época do ano, mesmo com seu grande potencial sazonal. Basta traçar um planejamento prévio e antecipar tendências. 

Também é interessante apostar em ferramentas digitais, que são ótimas aliadas de pequenos negócios. Elas podem ser úteis na atração de novos consumidores e na retenção de clientes antigos. Outras dicas que podem te ajudar são:

  • diversifique o portfólio de produtos: amplie sua cartela de produtos para atrair novos clientes. O açaí tem atraído jovens e adultos de todas as idades. Produtos voltados para restrições alimentares também ganham a preferência do público;
  • utilize as redes sociais ao seu favor: use as mídias sociais para se destacar perante a concorrência e estreitar o relacionamento com seu público. Divulgue postos informativos e que entretenham a audiência e os mantenha engajados;
  • crie uma identidade visual para sua marca: consumidores preferem frequentar estabelecimentos com os quais conseguem se identificar e compartilhem dos mesmos valores. Pense na estética, na linguagem utilizada, no ambiente e outros fatores que influenciam a divulgação boca a boca;
  • desenvolva um programa de fidelidade: ofereça cupons de desconto, programas de fidelidade do tipo “compre 10 sorvetes e ganhe um de graça” e outras formas rentáveis de manter o consumidor fiel ao estabelecimento por um bom tempo;
  • aprimore sua infraestrutura: uma boa infraestrutura significa maior capacidade de produção. Mapeie o mercado e verifique se não está limitando a capacidade do seu negócio por falta de infraestrutura. Busque bons fornecedores para elevar o potencial da sorveteria.

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Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu como criar um cardápio para sorveteria. É importante montar um menu diversificado, inclusivo e com opções atrativas visualmente para os consumidores. 

Além disso, invista na divulgação e estratégia do seu negócio para conquistar novos clientes por meio das redes sociais. Um bom relacionamento com o público também faz total diferença. 

Depois que tudo isso estiver pronto e bem estruturado, é só colocar em prática e esperar a reação de seus clientes. Anote quais produtos são pedidos com maior frequência, converse com os clientes para entender o que não deu certo e faça adaptações. 

Caso determinado produto não seja bem aceito, mesmo com as mudanças, não tenha medo de removê-lo do cardápio. Com o tempo e um bom feedback dos clientes, você conseguirá alcançar o sucesso com sua sorveteria.Outro item que não pode faltar nessa jornada são bons fornecedores. Conheça os produtos da Gela Boca e se torne um associado para ganhar destaque nesse mercado!

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