calcular o preço do sorvete

Saiba como calcular o preço do sorvete e aumentar o lucro

Saber calcular o preço do sorvete é essencial para aumentar o lucro e conseguir alcançar o sucesso.

Com o cálculo correto, é possível saber onde aplicar o dinheiro das vendas, bem como utilizar o lucro para novos investimentos, como expandir a sorveteria, investir em melhorias para o local e trazer novidades para os clientes.

Quer saber como calcular o preço do sorvete? Como definir os objetivos da sua sorveteria? E como escolher a melhor opção de venda? 

Elaboramos um passo a passo e algumas dicas que ajudarão você a calcular o preço do sorvete para sair na frente dos seus concorrentes. 

Continue lendo que vamos responder todas as suas perguntas em nosso artigo!

Como calcular o preço do sorvete – Passo a passo para alcançar sucesso no negócio

O cálculo do preço dos sorvetes deve ser feito baseado nos custos de produção (ingredientes como emulsificante, leite, etc), na margem de lucro pretendida e nos preços praticados no mercado. 

Por isso, todos esses itens devem ser colocados em uma planilha de custos da sorveteria para depois fazer os cálculos corretamente e encontrar o preço ideal do sorvete.

Confira como calcular o preço do sorvete passo a passo a seguir:

Faça uma análise de mercado

Fazer uma análise do mercado é o primeiro passo antes de calcular o preço do sorvete.

Por isso, pesquise a localização que melhor atende às suas expectativas e os principais pontos onde pode conseguir mais vendas.

Além disso, saiba como está o setor e se ele está crescendo.

Estude o preço de outras sorveterias

Pesquise quais são os preços praticados pela concorrência, assim você não estabelecerá um valor muito abaixo e nem muito acima da média. Isso auxiliará a calcular o preço do sorvete.

Além disso, também é importante analisar o perfil do cliente e sua sensibilidade sobre variações de preço. Com isso, terá uma referência de quanto ele pode e deseja pagar pelo produto e quanto é possível aumentar sem que você perca o cliente.

Descubra o percentual de custos fixos dos seus produtos

Os custos fixos são aqueles que não mudam com o aumento ou redução das vendas e devem ser pagos mensalmente, como aluguel, salários dos colaboradores, entre outros.

Para descobrir o percentual de custos fixos dos seus produtos, caso o seu negócio seja novo, é preciso fazer uma estimativa e estabelecer uma meta que chegue mais perto da realidade.

Caso a empresa já esteja aberta, utilize a seguinte fórmula para fazer o cálculo:

Percentual de custos fixos = (Volume anual de despesas fixas/ Total anual de vendas) x 100.

Vamos explicar com um exemplo: 

Clara tem R$ 4 mil de despesas fixas e fatura R$ 30 mil por mês. Assim, no final do ano, ela terá um custo fixo total de R$ 48 mil e R$ 360 mil de faturamento.

Utilizando a fórmula ficaria: 

Percentual de custo fixo = (48.000/ 360.000) x 100 = 13,33%

Isso significa que 13,33% do faturamento da empresa são para os custos fixos.

Leia também: Consumo de sorvete: veja as tendências do setor em 2023.

Descubra o percentual de custos fixos dos seus produtos

Faça o cálculo dos custos da operação de sua empresa

Agora que você já sabe calcular os custos fixos, é necessário saber o cálculo dos custos da operação da sua empresa, ponto importante para uma boa gestão da sorveteria.

Esses custos são aqueles fundamentais para que a empresa exerça as suas atividades, como:

  • aluguel;
  • água;
  • manutenção de pessoal;
  • energia;
  • telefone;
  • impostos;
  • despesas com alimentação e alojamento;

Para fazer o cálculo, é necessário saber o valor médio das despesas dos últimos 3 meses e fazer o mesmo com as vendas relacionadas ao mesmo período.

Utilize a fórmula:

(Despesa dos últimos três meses/ Vendas dos últimos três meses) x 100.

Se Clara tem um custo da operação de R$ 10 mil e a média das suas vendas foi de R$ 50 mil, utilizando a fórmula ficaria: (10.000/ 50.000) x 100 = 20%.

Ou seja, 20% das vendas são utilizadas para cobrir os custos operacionais.

Vamos descobrir agora qual o custo total. Para isso, é preciso somar os seguintes itens:

  • Porcentagem de custos fixos;
  • Despesas administrativas, impostos, comissões que incidem sobre o produto vendido;
  • Margem de lucro pretendida que é definida depois de analisar a concorrência e que não deve passar de 100%. Normalmente, ela fica entre 30% a 40%.

Continuando com o nosso exemplo para um melhor entendimento sobre o cálculo:

Temos os seguintes percentuais relacionadas na venda dos sorvetes:

  • Margem de lucro = 20%
  • ICMS = 18%
  • IPI = 5%
  • PIS e COFINS = 4,65%
  • Despesas administrativas = 6%
  • Comissões = 2,5%
  • Percentual de custo fixo = 13,33%

Se somarmos todos os percentuais, teremos o custo total do sorvete de 69,48%.

Agregue valor ao seu sorvete

Para agregar valor ao seu sorvete, você pode investir em embalagens diferenciadas e únicas. Além disso, pode aproveitar as datas comemorativas e fazer sorvetes e embalagens temáticas.

Investir em sorvete com pedaços de fruta também agrada várias pessoas, bem como misturado com produtos de confeitaria, como as bolachas.

Outra ideia interessante é desenvolver um programa de fidelidade, no qual o cliente ganhará outro sorvete depois que preencher todo o cartão, por exemplo.

Lembre-se de fazer o possível para atender todas as expectativas do seu cliente e mostrar que ele é importante na sua empresa.

Todos esses tópicos são fundamentais para calcular o preço do sorvete.

Definindo os objetivos do negócio

Agora que você já sabe como calcular o preço do sorvete, é hora de definir os objetivos do seu negócio.

Quando abrimos uma empresa definimos os objetivos. Porém, eles não devem ser traçados somente quando começar um negócio, mas sempre é preciso ter metas traçadas para aumentar as vendas e o crescimento da empresa.

Saiba a seguir como definir os objetivos do negócio:

Trace metas de lucros

Estabelecer metas é fundamental para a empresa de qualquer setor e é uma maneira eficaz de planejar para alcançar os seus objetivos.

Assim, para traçar metas de lucros é necessário determinar um retorno direcionado sobre o capital investido. Em seguida, calcule a diferença entre a margem de lucro bruto que você precisa para atingir a meta de lucro.

Além disso, você precisará ter uma previsão de vendas por mês para atingir o lucro desejado.

Faça o cálculo dos custos da operação de sua empresa

Faça planos de expansão

Conforme as vendas aumentam e os objetivos vão sendo alcançados, a empresa precisa de mais espaço e de outros funcionários.

Por isso, tenha um planejamento de expansão do seu negócio, detalhando quando será possível começar a expandir.

Melhorias a estrutura (Mesas, cadeiras, balcões)

É fundamental que o cliente se sinta bem dentro do seu estabelecimento e deseje permanecer mais. Com isso, você acabará vendendo mais.

Por isso, é importante investir em melhorias na estrutura do seu negócio, como nas mesas, cadeiras, balcões e pintura.

Invista em anúncios

Anunciar o seu negócio é fundamental para encontrar mais clientes, pois os anúncios agregam valor para a sua empresa. Isso pode ser feito através das mídias sociais, rádio e televisão.

Mídias sociais

As mídias sociais são as mais utilizadas para divulgação de produtos atualmente, onde também é possível fazer vários tipos de anúncios.

Você pode divulgar os seus produtos e os tipos de sorvetes através dos stories, reels e publicações pelo Instagram, por exemplo. 

Além disso, pode separar uma verba para anúncios pagos dos seus posts e conseguir que mais pessoas possam acessar a sua loja virtual para conhecer o seu sorvete.

Outros tipos de mídia

Além das mídias sociais como o Instagram também é possível fazer lives pelo YouTube e mostrar a sua loja física e o que vende por lá.

Ou divulgar os seus produtos através de vídeos pelo Youtube que podem ser compartilhados nas outras mídias sociais.

Vale ressaltar que pensar em anúncios pode aumentar a credibilidade da sua marca, fazer com que você conquiste mais clientes e ter melhores resultados na sua empresa.

Caso queira saber mais sobre a divulgação dos produtos da sua sorveteria, leia o nosso artigo em: Como divulgar uma sorveteria? + dicas para ajudar a ter sucesso.

Defina se vai vender sorvete por quilo ou à la carte

O sorvete à la carte é o serviço que você disponibiliza um cardápio ou uma tabela de preço de sorvete, com todas as opções de sorvetes, cobertura e complementos.

Assim, o cliente saberá quanto custa 1 kg de sorvete, o valor de 1 bola de sorvete e o preço do sorvete no copinho.

Entretanto, é preciso atender à demanda, porque alguns tipos de sorvetes podem sair mais que outros.

o sorvete por quilo ou sorveteria por quilo, o cliente pode escolher entre as variedade de sabores e selecionar um pouco de cada. Depois, ele pesa e vê quantas gramas pegou de sorvete.

Além disso, ele costuma ter um valor mais baixo para o proprietário da sorveteria, o que reflete no cliente.

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Defina se vai vender sorvete por quilo ou à la carte

Conclusão

Já deu para perceber que calcular o preço do sorvete é uma parte muito importante para o sucesso do seu negócio, além de fazer uma planilha de custos da sorveteria.

Entretanto, o cenário mostra que quem resolve ingressar no mercado de sorvetes no Brasil precisa estar atento e pensar nas tendências.

Quer ser franqueado de uma loja de sorvetes e abrir o seu próprio negócio? As franquias são ótimas opções para isso.

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