Saber calcular o preço do sorvete é essencial para aumentar o lucro e conseguir alcançar o sucesso.
Com o cálculo correto, é possível saber onde aplicar o dinheiro das vendas, bem como utilizar o lucro para novos investimentos, como expandir a sorveteria, investir em melhorias para o local e trazer novidades para os clientes.
Quer saber como calcular o preço do sorvete? Como definir os objetivos da sua sorveteria? E como escolher a melhor opção de venda?
Elaboramos um passo a passo e algumas dicas que ajudarão você a calcular o preço do sorvete para sair na frente dos seus concorrentes.
Continue lendo que vamos responder todas as suas perguntas em nosso artigo!
Como calcular o preço do sorvete – Passo a passo para alcançar sucesso no negócio
O cálculo do preço dos sorvetes deve ser feito baseado nos custos de produção (ingredientes como emulsificante, leite, etc), na margem de lucro pretendida e nos preços praticados no mercado.
Por isso, todos esses itens devem ser colocados em uma planilha de custos da sorveteria para depois fazer os cálculos corretamente e encontrar o preço ideal do sorvete.
Confira como calcular o preço do sorvete passo a passo a seguir:
Faça uma análise de mercado
Fazer uma análise do mercado é o primeiro passo antes de calcular o preço do sorvete.
Por isso, pesquise a localização que melhor atende às suas expectativas e os principais pontos onde pode conseguir mais vendas.
Além disso, saiba como está o setor e se ele está crescendo.
Estude o preço de outras sorveterias
Pesquise quais são os preços praticados pela concorrência, assim você não estabelecerá um valor muito abaixo e nem muito acima da média. Isso auxiliará a calcular o preço do sorvete.
Além disso, também é importante analisar o perfil do cliente e sua sensibilidade sobre variações de preço. Com isso, terá uma referência de quanto ele pode e deseja pagar pelo produto e quanto é possível aumentar sem que você perca o cliente.
Descubra o percentual de custos fixos dos seus produtos
Os custos fixos são aqueles que não mudam com o aumento ou redução das vendas e devem ser pagos mensalmente, como aluguel, salários dos colaboradores, entre outros.
Para descobrir o percentual de custos fixos dos seus produtos, caso o seu negócio seja novo, é preciso fazer uma estimativa e estabelecer uma meta que chegue mais perto da realidade.
Caso a empresa já esteja aberta, utilize a seguinte fórmula para fazer o cálculo:
Percentual de custos fixos = (Volume anual de despesas fixas/ Total anual de vendas) x 100.
Vamos explicar com um exemplo:
Clara tem R$ 4 mil de despesas fixas e fatura R$ 30 mil por mês. Assim, no final do ano, ela terá um custo fixo total de R$ 48 mil e R$ 360 mil de faturamento.
Utilizando a fórmula ficaria:
Percentual de custo fixo = (48.000/ 360.000) x 100 = 13,33%
Isso significa que 13,33% do faturamento da empresa são para os custos fixos.
Leia também: Consumo de sorvete: veja as tendências do setor em 2023.
Faça o cálculo dos custos da operação de sua empresa
Agora que você já sabe calcular os custos fixos, é necessário saber o cálculo dos custos da operação da sua empresa, ponto importante para uma boa gestão da sorveteria.
Esses custos são aqueles fundamentais para que a empresa exerça as suas atividades, como:
- aluguel;
- água;
- manutenção de pessoal;
- energia;
- telefone;
- impostos;
- despesas com alimentação e alojamento;
Para fazer o cálculo, é necessário saber o valor médio das despesas dos últimos 3 meses e fazer o mesmo com as vendas relacionadas ao mesmo período.
Utilize a fórmula:
(Despesa dos últimos três meses/ Vendas dos últimos três meses) x 100.
Se Clara tem um custo da operação de R$ 10 mil e a média das suas vendas foi de R$ 50 mil, utilizando a fórmula ficaria: (10.000/ 50.000) x 100 = 20%.
Ou seja, 20% das vendas são utilizadas para cobrir os custos operacionais.
Vamos descobrir agora qual o custo total. Para isso, é preciso somar os seguintes itens:
- Porcentagem de custos fixos;
- Despesas administrativas, impostos, comissões que incidem sobre o produto vendido;
- Margem de lucro pretendida que é definida depois de analisar a concorrência e que não deve passar de 100%. Normalmente, ela fica entre 30% a 40%.
Continuando com o nosso exemplo para um melhor entendimento sobre o cálculo:
Temos os seguintes percentuais relacionadas na venda dos sorvetes:
- Margem de lucro = 20%
- ICMS = 18%
- IPI = 5%
- PIS e COFINS = 4,65%
- Despesas administrativas = 6%
- Comissões = 2,5%
- Percentual de custo fixo = 13,33%
Se somarmos todos os percentuais, teremos o custo total do sorvete de 69,48%.
Agregue valor ao seu sorvete
Para agregar valor ao seu sorvete, você pode investir em embalagens diferenciadas e únicas. Além disso, pode aproveitar as datas comemorativas e fazer sorvetes e embalagens temáticas.
Investir em sorvete com pedaços de fruta também agrada várias pessoas, bem como misturado com produtos de confeitaria, como as bolachas.
Outra ideia interessante é desenvolver um programa de fidelidade, no qual o cliente ganhará outro sorvete depois que preencher todo o cartão, por exemplo.
Lembre-se de fazer o possível para atender todas as expectativas do seu cliente e mostrar que ele é importante na sua empresa.
Todos esses tópicos são fundamentais para calcular o preço do sorvete.
Definindo os objetivos do negócio
Agora que você já sabe como calcular o preço do sorvete, é hora de definir os objetivos do seu negócio.
Quando abrimos uma empresa definimos os objetivos. Porém, eles não devem ser traçados somente quando começar um negócio, mas sempre é preciso ter metas traçadas para aumentar as vendas e o crescimento da empresa.
Saiba a seguir como definir os objetivos do negócio:
Trace metas de lucros
Estabelecer metas é fundamental para a empresa de qualquer setor e é uma maneira eficaz de planejar para alcançar os seus objetivos.
Assim, para traçar metas de lucros é necessário determinar um retorno direcionado sobre o capital investido. Em seguida, calcule a diferença entre a margem de lucro bruto que você precisa para atingir a meta de lucro.
Além disso, você precisará ter uma previsão de vendas por mês para atingir o lucro desejado.
Faça planos de expansão
Conforme as vendas aumentam e os objetivos vão sendo alcançados, a empresa precisa de mais espaço e de outros funcionários.
Por isso, tenha um planejamento de expansão do seu negócio, detalhando quando será possível começar a expandir.
Melhorias a estrutura (Mesas, cadeiras, balcões)
É fundamental que o cliente se sinta bem dentro do seu estabelecimento e deseje permanecer mais. Com isso, você acabará vendendo mais.
Por isso, é importante investir em melhorias na estrutura do seu negócio, como nas mesas, cadeiras, balcões e pintura.
Invista em anúncios
Anunciar o seu negócio é fundamental para encontrar mais clientes, pois os anúncios agregam valor para a sua empresa. Isso pode ser feito através das mídias sociais, rádio e televisão.
Mídias sociais
As mídias sociais são as mais utilizadas para divulgação de produtos atualmente, onde também é possível fazer vários tipos de anúncios.
Você pode divulgar os seus produtos e os tipos de sorvetes através dos stories, reels e publicações pelo Instagram, por exemplo.
Além disso, pode separar uma verba para anúncios pagos dos seus posts e conseguir que mais pessoas possam acessar a sua loja virtual para conhecer o seu sorvete.
Outros tipos de mídia
Além das mídias sociais como o Instagram também é possível fazer lives pelo YouTube e mostrar a sua loja física e o que vende por lá.
Ou divulgar os seus produtos através de vídeos pelo Youtube que podem ser compartilhados nas outras mídias sociais.
Vale ressaltar que pensar em anúncios pode aumentar a credibilidade da sua marca, fazer com que você conquiste mais clientes e ter melhores resultados na sua empresa.
Caso queira saber mais sobre a divulgação dos produtos da sua sorveteria, leia o nosso artigo em: Como divulgar uma sorveteria? + dicas para ajudar a ter sucesso.
Defina se vai vender sorvete por quilo ou à la carte
O sorvete à la carte é o serviço que você disponibiliza um cardápio ou uma tabela de preço de sorvete, com todas as opções de sorvetes, cobertura e complementos.
Assim, o cliente saberá quanto custa 1 kg de sorvete, o valor de 1 bola de sorvete e o preço do sorvete no copinho.
Entretanto, é preciso atender à demanda, porque alguns tipos de sorvetes podem sair mais que outros.
Já o sorvete por quilo ou sorveteria por quilo, o cliente pode escolher entre as variedade de sabores e selecionar um pouco de cada. Depois, ele pesa e vê quantas gramas pegou de sorvete.
Além disso, ele costuma ter um valor mais baixo para o proprietário da sorveteria, o que reflete no cliente.
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Conclusão
Já deu para perceber que calcular o preço do sorvete é uma parte muito importante para o sucesso do seu negócio, além de fazer uma planilha de custos da sorveteria.
Entretanto, o cenário mostra que quem resolve ingressar no mercado de sorvetes no Brasil precisa estar atento e pensar nas tendências.
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