Franquias de alimentação estão entre os principais investimentos feitos por novos empreendedores, devido aos benefícios e facilidades que oferecem.
Trata-se de um setor popular, com público fiel em inúmeros nichos. Isso contribui para a geração de ótimos resultados de faturamento, mesmo nos primeiros meses de operação.
Sendo assim, empreendedores iniciantes podem apostar nas franquias para construir um negócio sólido. Afinal, o estabelecimento está apoiado em uma marca já estabelecida.
Continue acompanhando nosso guia a seguir para entender melhor como montar uma franquia de alimentação. Boa leitura!
Como é o mercado de franquias de alimentação no Brasil?
No Brasil, o mercado de franquias alimentícias está bem aquecido, especialmente depois do auge da pandemia do Coronavírus.
Com a recuperação da economia, diversas marcas voltaram a promover seus estabelecimentos, com novos investimentos e projeções altas para o futuro.
De acordo com uma estimativa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o lucro de bares e restaurantes obteve um lucro de 5% em 2022. Tais dados incentivam a movimentação no setor de franquias.
Segundo o relatório de desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o ramo alimentício foi o que apresentou maior crescimento no primeiro trimestre de 2022. Isso significa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.
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Quanto custa para montar uma franquia de alimentos?
Conforme prevê a Lei de Franquias, o empreendedor deve arcar com um investimento inicial na aquisição de uma franquia.
Esse investimento não possui um custo fixo, já que não existem regras específicas que definem um piso ou teto para esse tipo de negócio.
Dessa maneira, cada franqueador estipula seus próprios valores, baseados em estudos de mercado e do segmento.
Contudo, é claro que as quantias variam, de acordo com o tamanho do empreendimento. Franquias de pequeno e médio porte, exigem um investimento que gira em torno de R$300 a R$60 mil. Esses valores englobam cobranças:
- taxa de franquia;
- custos de implantação e marketing inaugural;
- abertura da empresa;
- capital de giro.
Melhores franquias de alimentação no Brasil
Nosso país tem uma extensa variedade de franquias de alimentação consolidadas no mercado, incluindo nomes nacionais e internacionais entre os líderes do segmento.
Portanto, os interessados nesse nicho de atuação precisam conhecer as maiores empresas franqueadoras do Brasil, bem como detalhes sobre seu funcionamento. Veja a seguir!
McDonald’s
Mundialmente conhecido, o McDonald's é a maior franquia de alimentação e rede de fast-food. São mais de 2.500 unidades somente em território nacional, com diferentes modelos de negócio.
Entre os principais estabelecimentos, estão as lojas físicas unitárias e as ilhas de alimentação em comércios, como shopping centers.
Dessa forma, seus números para o investimento inicial estão entre os mais altos; próximo dos R$3 milhões, com longo prazo de retorno.
- Investimento inicial: R$2.8 milhões;
- Faturamento médio mensal: R$80 mil a R$560 mil;
- Prazo de retorno: 60 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 5.5/10;
- Vantagem: franquia consolidada e maior rede de fast-food do mundo;
- Desvantagem: tempo de retorno e alto valor de investimento inicial.
Burger King
O popular Burger King também figura entre as principais franquias de alimentação, sendo o concorrente direto do McDonald’s.
São quase 900 unidades em todo o Brasil, mas conta somente com dois modelos de negócio disponíveis. Isso pode limitar as opções de investimento para os interessados.
Por outro lado, apresenta um alto faturamento mensal, com prazo de retorno maior em comparação a outras marcas de renome.
Ainda, seu processo de avaliação do perfil para investidores é mais simples e acessível, podendo ser feito pela Internet.
- Investimento inicial: R$1,7 milhões;
- Faturamento médio mensal: R$400 mil;
- Prazo de retorno: 24 a 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 8/10;
- Vantagem: rede consolidada no Brasil;
- Desvantagem: alto valor de investimento.
Subway
Presente no mercado brasileiro há algumas décadas, o Subway se mantém na busca pela consolidação do setor alimentício.
Com produtos e serviços diferenciados, a empresa se destaca por oferecer a possibilidade para o cliente montar seu próprio lanche, conquistando diversos públicos.
Isso contribuiu para um faturamento considerável. Em comparação com outros negócios de maior porte, seu valor de investimento é acessível e prazo de retorno considerável.
- Investimento inicial: R$400 mil;
- Faturamento médio mensal: R$80 mil;
- Prazo de retorno: 30 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 5/10;
- Vantagem: diversidade de produtos e público amplo;
- Desvantagem: maior prazo de retorno.
Outback
Outback é outra rede popular no Brasil, apesar de não fazer parte das franquias de alimentação. Isso porque, a empresa se intitula como joint-venture.
Explicando de outra forma, os investidores se tornam sócios-gestores, e não franqueados. Por isso, há um treinamento diferenciado.
Mesmo assim, seus números são bastante positivos. Se trata de uma boa oportunidade para novos empresários que desejam fazer parte do empreendimento e gerir uma unidade em conjunto com a diretoria.
- Investimento inicial: R$60 mil;
- Faturamento médio mensal: R$10 mil + 8% sobre os lucros;
- Prazo de retorno: 6 a 12 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 7.5/10;
- Vantagem: acessível para investir e é uma rede consolidada no Brasil;
- Desvantagem: faturamento médio relativamente baixo e possui uma análise criteriosa para aprovação;
Bob’s
Apesar da alta competitividade, o Bob’s é uma das grandes marcas de fast-food que conseguiu se estabelecer no mercado brasileiro.
Isso se deu ao seu foco em oferecer produtos diferenciados, bem como a suas campanhas de marketing que ajudaram a abrir espaço para a rede no setor.
Também apresenta diversos modelos de negócio, oferecendo boa diversidade para o empreendedor. Contudo, seu valor de investimento inicial é alto.
- Investimento inicial: R$830 mil;
- Faturamento médio mensal: R$180 mil;
- Prazo de retorno: a partir 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 6.0/10;
- Vantagem: franquia consolidada e possui vários modelos de negócio;
- Desvantagem: alto valor de investimento.
Pizza Hut
Mais uma entre as maiores franquias de alimentação do Brasil, a Pizza Hut se especializou na fabricação de receitas diferenciadas, o que a ajudou a conquistar o nicho de fast-food.
A marca também melhorou seu serviço de delivery, o que contribuiu para o aumento em seu faturamento, facilitando a adaptação do franqueado.
- Investimento inicial: a partir de R$1.195.000;
- Faturamento médio mensal: entre R$180 mil e R$230 mil;
- Prazo de retorno: de 36 a 60 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 7/10;
- Vantagem: modelo de negócios popular;
- Desvantagem: alto valor de investimento e alto tempo de retorno.
Domino’s Pizza
Seguindo os passos da Pizza Hut, a Domino’s Pizza também se consolidou por suas receitas especializadas, focadas em um nicho específico, além de apresentar um bom sistema de delivery.
Contudo, o segmento se tornou ainda mais competitivo, o que exige estratégias novas para se destacar no mercado.
- Investimento inicial: a partir de R$700 mil;
- Faturamento médio mensal: R$170.000;
- Prazo de retorno: de 36 a 48 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 7.5/10;
- Vantagem: forte serviço de delivery, o que contribui para o faturamento;
- Desvantagem: segmento competitivo.
KFC
O KFC é uma das franquias alimentícias que também se especializou em uma receita própria, se tornando um dos maiores referenciais na venda de frango frito.
Desse modo, a empresa conseguiu se estabelecer facilmente no setor, apenas pela alta competitividade, conquistando públicos diversos.
Entretanto, os investidores precisam tomar cuidado com o valor de investimento inicial, que tende a ser mais elevado.
- Investimento inicial: a partir de R$2.000.000;
- Faturamento médio mensal: R$250 mil;
- Prazo de retorno: a partir de 36 meses;
- Nota no Reclame Aqui: aproximadamente 7.6/10;
- Vantagem: rede popular e com a marca consolidada no mercado;
- Desvantagem: alto valor de investimento.
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Conheça o processo de fabricação de sorvetes!
Quais as opções de produtos baratos e lucrativos para franquias de alimentação?
Enquanto as principais franquias do mercado “brigam” para se manter no topo, existem alternativas mais em conta para empresários interessados no ramo, mas que não dispõem de tanto capital para investir.
Nesse sentido, é interessante conhecer as franquias de produtos baratos, com aporte inicial reduzido. Veja mais detalhes abaixo.
Comidas saudáveis
No setor de franquias de comidas saudáveis, destacamos o Mr. Fit e o Tempero da Terra. Ambos os empreendimentos são especializados em produtos naturais, especiarias e receitas fitness.
No caso do Mr. Fit, o investimento inicial começa em R$55 mil. Seu faturamento médio é de R$30 mil, com prazo de retorno entre 10 a 36 meses.
Já no Tempero da Terra, o investimento inicial começa em R$15 mil. Seu faturamento médio é de R$5 mil, com prazo de retorno entre 12 a 18 meses.
Fast foods
É claro que existem franquias de alimentação do setor de fast-food baratas. É o caso do Chicken Town e da Fábrica de Bolo da Vó Alzira.
A primeira empresa atua no mercado semelhante ao KFC, mas com um custo e projeção bem menor. Seu investimento inicial começa entre R$75mil a R$120mil. O faturamento médio mensal é de R$37 mil, com prazo de retorno de 12 a 24 meses.
Já a Fábrica de Bolo da Vó Alzira, não é necessariamente uma rede fast-food, pois nasceu de um empreendimento familiar. Contudo, atualmente possui diversas franquias pelo Brasil.
Seu investimento inicial começa em R$75 mil. O faturamento médio é de R$40 mil, com prazo de retorno entre 20 a 36 meses.
Bebidas diferentes
No setor de bebidas diferenciadas, não podíamos deixar de falar da Bubble Mix Tea. Especializadas em chás mistos de sabores diversos, a empresa ganhou boa projeção no mercado, mas exige um investimento relativamente baixo.
O aporte inicial para os interessados começa em R$96 mil até R$124mil. O faturamento médio mensal é de R$37 mil, com prazo de retorno de 12 a 36 meses.
Açaí e sorvetes
No ramo de doces, açaís e sorvetes, vale mencionar o Cacau Show e a Toca do Açaí. Na Cacau Show, empresa de chocolates, o investimento inicial é de R$165 mil. Seu faturamento médio mensal é de R$80 mil, com prazo de retorno de 18 a 24 meses.
Quanto à Toca do Açaí, companhia especializada na venda de açaís, o investimento inicial é de R$35 mil, com faturamento médio mensal de R$30 mil e prazo de retorno de 18 meses.
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Conclusão
Para quem deseja construir um novo negócio, sem precisar arcar com a compra de materiais e outros aspectos da abertura de uma empresa, as franquias de alimentação são uma boa porta de entrada.
Como te mostramos, se trata de um setor que mais cresce no mercado, além de oferecer uma grande variedade de nichos de atuação.
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Veja também: como abrir e administrar uma sorveteria