Entenda os royalties de franquias e como são cobradas as taxas

royalties de franquias

Os royalties de franquias desempenham um papel crucial na relação entre franqueadora e franqueado, proporcionando benefícios mútuos e garantindo a sustentabilidade e o crescimento do negócio.

E ficar por dentro desse assunto é fundamental, afinal, ele faz parte de um dos diversos aspectos financeiros envolvidos neste modelo de negócio cada vez mais popular.

Sabendo disso, neste texto apresentamos em detalhes o que são os royalties de franquias, como eles são cobrados, sua obrigatoriedade e as vantagens que podem ser obtidas ao pagar essas taxas. 

Royalties de franquia: o que são?

Os royalties de franquias são pagamentos periódicos que os franqueados fazem à franqueadora em troca do direito de utilizar a marca e o conhecimento técnico (know-how) do negócio durante a vigência do contrato.

É comum que esses royalties de franquias sejam utilizados para impulsionar inovações e melhorias nos produtos, bem como para financiar pesquisas visando à implementação de novos serviços. 

Além disso, é normal que eles cubram despesas relacionadas a atividades destinadas a auxiliar o franqueado em seu desenvolvimento, como treinamentos e capacitações.

Quanto a forma como essas taxas são calculadas é algo que varia de acordo com o tipo de franquia adquirida. 

Por exemplo, em franquias em que a franqueadora é responsável pela fabricação dos produtos, os royalties podem ser calculados com base no valor das compras realizadas pelo franqueado durante o mês, variando geralmente de 20% a 40% sobre o valor dessas compras.

Já em franquias de serviços, as taxas de royalties podem ser estabelecidas como um percentual do faturamento bruto obtido pelo franqueado, geralmente variando de 4% a 10%.

Para que servem os royalties de franquias

Os royalties de franquias servem para colaborar com a manutenção e crescimento do negócio. 

Isso porque, como você viu acima, eles são a contrapartida financeira que o franqueado paga à franqueadora em troca do direito de utilizar todos os elementos e know-how da marca.

Então, ao investir em uma franquia, o franqueado adquire um conjunto completo de recursos e diretrizes que são essenciais para o sucesso do empreendimento. 

E isso inclui:

  • a identidade visual da marca;
  • os procedimentos operacionais;
  • as estratégias de divulgação;
  • a atmosfera e a ambientação;
  • modelo de gestão estabelecido. 

Ou seja, é como se o franqueado tivesse a oportunidade de dar um CTRL C + CTRL V em todos os passos já definidos pela franqueadora, garantindo a aplicação de um padrão consistente em suas operações.

Tal padronização é crucial para a marca, pois permite que ela mantenha sua reputação, qualidade e sucesso constantes. 

Portanto, os royalties de franquias servem como uma forma de remunerar a franqueadora pelo acesso a esse conjunto de recursos e pela capacidade de replicar o modelo de negócio comprovadamente eficiente.

Leia também: Como funciona uma franquia? Entenda os diferentes tipos

Como é feita a cobrança de taxas

A cobrança de taxas dos royalties de franquias pode ser feita de quatro maneiras e abaixo apresentamos todas elas a você. Acompanhe.

royalties de franquias

– Percentual sobre faturamento

Nesse modelo de cobrança, o franqueado paga um percentual sobre o faturamento bruto alcançado com suas vendas. 

Ou seja, o valor do royalty é calculado com base nessa porcentagem e pode variar de acordo com a franquia. 

Por exemplo, um franqueado pode ter que pagar 5% do seu faturamento bruto como royalties.

– Cobrança de valor fixo

Em alguns casos de cobranças de royalties de franquias, a franqueadora pode estabelecer uma taxa fixa mensal, trimestral ou anual.

Desta forma, independentemente do faturamento ou das compras, o franqueado paga um valor predefinido regularmente.

– Maior valor entre percentual e valor fixo

Em determinados casos, a cobrança de taxas de royalties de franquias pode ocorrer de forma híbrida, combinando um percentual sobre as vendas brutas com um valor fixo mensal. 

Nesse formato, o franqueado paga o maior valor entre o percentual estabelecido sobre as vendas realizadas e um valor fixo predeterminado.

– Cobrança com base nas compras de produtos para a revenda

Por fim, algumas franquias, especialmente aquelas em que a franqueadora fornece produtos ou matéria-prima para o franqueado, os royalties podem ser calculados com base no valor das compras feitas pelo franqueado junto à franqueadora. 

Em casos assim, um percentual é aplicado sobre o valor das compras realizadas durante um determinado período.

Leia também: Como avaliar se uma franquia é boa: confira principais dicas

O que a lei de franquias diz sobre o assunto

De acordo com a legislação de franquias, os royalties são definidos como uma compensação periódica pelo uso da marca, do sistema ou pelos serviços prestados pelo franqueador ao franqueado. 

Essa remuneração engloba o acesso ao know-how, aos métodos operacionais e a todos os aspectos relacionados à operação da unidade franqueada.

Porém, vale destacar que a legislação não especifica quais tipos de royalties podem ser cobrados.

O que significa que não há  restrições quanto à forma de recebimento, critérios de cálculo ou base de apuração.

No entanto, a legislação estabelece a obrigatoriedade de incluir informações sobre os royalties na COF (Circular de Oferta de Franquia).

A COF, por sua vez, é um documento utilizado para fornecer aos potenciais franqueados informações econômicas, jurídicas e operacionais sobre a rede de franquias. 

Dessa forma, os interessados têm acesso a todos os dados relevantes antes de assinar o contrato de franquia.

Assim, é um dever legal da franqueadora apresentar de forma clara todas as informações sobre o percentual de royalties a ser cobrado, bem como outras regras, como a periodicidade dos pagamentos e se há variação no valor com base em um percentual sobre as compras realizadas. 

Essa última abordagem vale o destaque porque tem se tornado uma estratégia adotada por algumas franquias para incentivar o alcance de metas predefinidas.

franquias que não cobram royalties

Informações que devem constar na COF

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento essencial que fornece informações detalhadas sobre a franquia aos potenciais franqueados.  

É importante que a COF seja clara, completa e atualizada, fornecendo todas as informações necessárias para que o potencial franqueado tome uma decisão informada sobre a franquia, bem como: 

  • Nome completo, razão social, CNPJ, endereço, contatos e informações legais da empresa;
  • Descrição do histórico da empresa, seu ramo de atuação, tempo de operação e experiência no mercado.
  • Detalhes sobre o setor de atuação da franquia, produtos ou serviços oferecidos, público-alvo e características do mercado em que está inserida.
  • Explicação clara sobre o modelo de negócio da franquia, incluindo o formato operacional, know-how, suporte oferecido, treinamentos, manuais e afins;
  • Detalhes sobre os investimentos necessários para abrir a franquia, incluindo taxas de franquia, taxas de royalties, fundo de marketing, equipamentos, estoque inicial, entre outros. 
  • Estimativa de faturamento e lucratividade, bem como demonstrações financeiras da franqueadora.
  • Obrigações do franqueado.
  • Informações sobre a área de atuação do franqueado.
  • Detalhes sobre o suporte contínuo oferecido pela franqueadora, como assistência na seleção do ponto comercial, suporte de marketing, apoio na gestão do negócio e semelhantes.
  • Informações sobre processos judiciais em que a franqueadora esteja envolvida, bem como informações sobre eventuais arbitragens, disputas contratuais ou litígios passados.
  • Lista de unidades franqueadas da rede, incluindo nome, endereço e contato dos franqueados atuais e fechados nos últimos anos.

A cobrança de royalties é obrigatória?

Conforme mencionado anteriormente, a Lei de Franquias é flexível em relação aos royalties de franquias, não tornando sua cobrança obrigatória. 

Portanto, a decisão de implementar a cobrança de royalties cabe ao franqueador ao estruturar sua rede de franquias.

Então, o fato de algumas franquias optarem por cobrar royalties envolve o planejamento estratégico da empresa, seus objetivos e considerações tributárias. 

Embora possa parecer paradoxal, nem sempre a cobrança de royalties é uma opção que traz vantagens. 

No entanto, a maioria das redes de franquias adota essa prática, pois ela se torna sua principal fonte de remuneração.

Diferença entre Taxa de Franquia e Taxa de Royalties

A taxa de franquia se diferencia das taxas de royalties porque ela é um pagamento único feito pelo franqueado ao franqueador no início do contrato de franquia. 

Esse valor pago cobre os custos iniciais de treinamento, suporte e orientação fornecidos pelo franqueador, além de conceder a licença para utilizar a marca e os sistemas de negócios da franquia. 

Ou seja, a taxa de franquia é realizada somente uma vez, no início da relação entre franqueado e franqueador.

Já a taxa de royalties de franquias são pagamentos periódicos feitos pelo franqueado ao franqueador em troca do direito contínuo de utilizar a marca e os sistemas de negócios da franquia.

Esses pagamentos são normalmente calculados como uma porcentagem das vendas brutas do franqueado e ocorrem de forma regular, como pagamentos mensais, trimestrais ou anuais.

Quais as vantagens de pagar royalties?

Existem algumas vantagens de pagar royalties de franquias e na sequência apresentamos a você os principais deles. Confira!

taxa de royalties: o que é?

Remuneração da franqueadora

Quando a franqueadora usa o dinheiro pago dos royalties para tornar a marca ainda mais reconhecida e prestar bons serviços, isso é uma vantagem.

Isso porque esse investimento do valor é benéfico tanto para o franqueador quanto para o franqueado, pois ambos prosperam a marca e lucram mais.

Garantia de suporte

Outra vantagem de pagar royalties de franquias é que você garante o suporte da franqueadora em operações do cotidiano.

Isso porque, embora os valores dos royalties geralmente sejam usados para desenvolver o negócio, ele também engloba os suportes oferecidos para os franqueados.

Entre esses suportes, podemos citar assessorias financeiras e jurídicas, que geralmente prestam suporte a franqueados em relação a esses assuntos e são fundamentais para que esse modelo de empreendimento tenha sucesso.

Manutenção da marca

Por fim, a última vantagem de pagar royalties de franquias é que essa quantia colabora para a manutenção da marca, ajudando ela a seguir em expansão e sempre abrindo mais unidades.

Ou seja, é uma maneira de colaborar para que existam investimentos no nome da marca para ela se tornar uma rede ainda maior e mais reconhecida.

Inicie a sua jornada no mundo dos sorvetes se tornando um franqueado da Gela Boca.

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, os royalties de franquias são pagamentos periódicos que os franqueados fazem à franqueadora em troca do direito de utilizar a marca e o conhecimento técnico do negócio.

Na prática, ele servem para colaborar com a manutenção e crescimento do negócio e podem cobrados de quatro maneiras:

  • percentual sobre faturamento;
  • cobrança de valor fixo;
  • maior valor entre percentual e valor fixo;
  • cobrança com base nas compras de produtos para a revenda.

No mais, destacamos que se você quer iniciar sua jornada no mundo das franquias e no segmento de sorveterias, existe a possibilidade de se tornar um franqueado da Gela Boca.

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