Sorveteria por quilo: Vale a pena investir nesse tipo de negócio? Descubra!

sorveteria por quilo

Você é dono de uma sorveteria procurando levar seu negócio para o próximo nível? Você quer oferecer uma experiência única para seus clientes que ajude a aumentar as vendas e maximizar os lucros? 

Se sim, então investir em uma sorveteria por quilo pode ser exatamente o que você precisa. Com esse tipo de serviço, os clientes podem escolher os sabores que eles gostam e comprá-los a granel.

O melhor dessa abordagem é que ela proporciona uma atividade divertida para famílias ou grupos maiores, que podem decidir comprar mais do que apenas um sabor de sorvete.

Neste conteúdo, vamos explorar alguns benefícios potenciais de abrir uma sorveteria nesse estilo. Então, continue lendo para descobrir se vale a pena investir em tal empreendimento!

Veja também: como investir em franquias de alimentação

Sorveteria por quilo, por que investir?

Investir em uma sorveteria por quilo é uma maneira deliciosa de expandir seus objetivos comerciais. 

Não só o sorvete por quilo ajuda a garantir que o produto seja servido na temperatura ideal, mas também ocupa muito menos espaço no balcão do que a compra à la carte. 

Além disso, sua aparência moderna se encaixa em qualquer decoração de estilo. Os sorvetes por quilos permitem oferecer mais opções de sabor, dando aos clientes a capacidade de criar combinações personalizadas. 

Portanto, se serviço de qualidade e flexibilidade são importantes para o seu negócio, o sorvete por quilo pode ser um investimento gratificante!

Quanto cobrar pelo quilo do sorvete?

Os cálculos de preços de sorvetes devem ser baseados em custos, margens de lucro esperadas e preços de mercado. 

Existem duas equações básicas que determinam como o preço do sorvete é calculado. Para determiná-lo, você deve encontrar um equilíbrio entre:

  • Lucro (unitário) = Preço de venda que o mercado pratica – (Custo Variável + Despesas Comerciais + Parcela de Despesa Fixa);
  • Preço de venda desejado por você = Custo Variável + Parcela de Despesa Fixa + Despesas Comerciais + Lucro.

Aprenda mais dicas no conteúdo completo de administração de sorveterias.

O que mais posso vender?

O que mais posso vender?

Uma sorveteria por quilo é um ótimo lugar para vender sorvetes, mas também pode ser uma ótima oportunidade para adicionar outras guloseimas. 

Por exemplo, além dos sorvetes, você pode vender cafés, milkshakes, chás, smoothies e outras bebidas congeladas. 

Além disso, sorveterias a quilo também poderiam oferecer aos clientes biscoitos, bolos e tortas, ou até mesmo donuts recheados de sorvete. 

Explore a criatividade: considere a possibilidade de adicionar gelatinas, picolés ao seu menu, assim como casquinhas.

Quaisquer que sejam as ideias que você tenha para o seu menu de sorveteria, certamente irá atrair mais clientes com esta abordagem inovadora!

Sorveteria à la carte x sorveteria por quilo, qual escolher?

Sorveteria à la carte x sorveteria por quilo, qual escolher

Qualquer pessoa que queira abrir ou inovar uma sorveteria precisa descobrir como servir sorvete aos clientes. 

A variedade de sabores, o tamanho da decoração e do ambiente, o número de funcionários e o tipo de serviço à la carte ou a quilo são definições que precisam ser fixadas no início do projeto. 

Mas qual é o melhor atendimento na sua sorveteria? Sabendo que é preciso refletir antes de oferecer a cada um, coloque no papel os prós e contras.

À la carte

Vantagens

Um ponto positivo da escolha do serviço à la carte está relacionado à organização da sorveteria. 

Ao utilizar o cardápio, você sabe quais são os melhores sabores, ingredientes e suplementos que deve comprar a granel para evitar o desperdício. 

Também é preciso que os donos de sorveterias estejam preparados para atender a demanda, pois alguns tipos de sobremesas podem vender mais que outras, e o número de clientes pode variar de um dia para o outro. 

É importante que os funcionários da sorveteria recebam os clientes com um sorriso e entendam como o sorvete é feito. 

Os funcionários também devem ser agradáveis ​​e cumprir os princípios de aparência e higiene do Ministério da Saúde.

Desvantagens

A abertura de uma sorveteria a la carte apresenta vários desafios únicos. O alto custo de aquisição dos ingredientes e equipamentos necessários pode ser um obstáculo, dificultando a permanência competitiva em áreas com fornecedores de sorvete estabelecidos. 

Além disso, uma vez que os itens são feitos frescos por encomenda, muitas vezes com ingredientes caros, os lucros podem ser limitados devido aos altos custos de produção. 

Manter-se atualizado sobre os regulamentos do código de saúde pode ser complicado, já que alguns itens requerem refrigeração enquanto outros precisam permanecer à temperatura ambiente. 

Finalmente, a rotatividade do pessoal também pode se tornar problemática se os funcionários acharem o trabalho muito trabalhoso ou insatisfatório. 

Embora existam desvantagens consideráveis de abrir uma sorveteria a la carte que não devem ser ignoradas, estes desafios podem ser gerenciados com cuidado e planejamento.

Por quilo

Uma sorveteria por quilo dá mais liberdade ao cliente. Ele pode escolher entre uma variedade de sabores, coberturas, molhos e complementos. 

Outro benefício é que o sorvete por quilo é mais barato para os lojistas, o que também é um ótimo preço para o consumidor. Confira mais detalhes a seguir!

Vantagens

Abrir uma sorveteria por quilo definitivamente tem suas vantagens. Não só os clientes podem escolher a quantidade desejada da sobremesa, mas os empresários têm a oportunidade de oferecer uma experiência ainda mais divertida para seus consumidores. 

Com um sorvete por quilo, os proprietários podem criar uma sorveteria única com infinitas combinações de sabores e várias coberturas para seus clientes. 

Além disso, o sorvete por quilo oferece a oportunidade de interagir e construir relacionamentos com os clientes como nenhum outro modelo de negócio. 

Ao fornecer esta reviravolta única nas sorveterias tradicionais, os empresários de sorvete podem realmente deixar uma marca em sua comunidade local.

Desvantagens

Abrir uma sorveteria por quilo pode ser uma ótima maneira de acrescentar algo especial à sua comunidade, mas há algumas considerações importantes que devem ser feitas antes de dar o mergulho. 

Como em qualquer empreendimento comercial, há riscos e custos potenciais associados à operação de uma sorveteria ao quilo. 

O custo inicial de aquisição de equipamentos e produtos pode ser bastante significativo, o que significa que um planejamento financeiro cuidadoso é essencial. 

Da mesma forma, ter um entendimento claro de sua base de clientes-alvo o ajudará a tomar decisões sobre a seleção de produtos e preços. 

Finalmente, o gerenciamento eficiente da loja é fundamental — assegurar que o sorvete não estrague ou seja jogado fora apresenta desafios contínuos. 

Abrir uma nova sorveteria ao quilo pode parecer uma proposta empolgante, mas é importante garantir o sucesso através de pesquisa e planejamento prévio!

Vender sorvetes por quilo dá lucro? 

Vender sorvetes por quilo dá lucro?

Vender sorvetes por quilo é uma ótima maneira de maximizar os lucros. Essa abordagem permite que os clientes comprem a quantidade exata de sorvete que precisam. 

Além disso, o sorvete ao quilo evita o desperdício, o que leva a uma maior lucratividade, já que caixas de sorvete dificilmente serão jogadas no lixo. 

O mais importante de tudo, o sorvete ao quilo dá aos clientes muito mais sorvete a um preço atrativo, tornando-o uma situação vantajosa para todos os envolvidos.

Quer saber mais sobre como montar uma franquia de sorvete? Conheça a Gela Boca e faça parte do nosso time de franqueados!

Conclusão

A Gela Boca é uma das marcas de sorvete mais populares no Brasil, e por uma boa razão. Eles não só oferecem produtos de alta qualidade, mas seus preços são muito competitivos. 

Se você está pensando em investir em uma sorveteria por quilo, então a Gela Boca é definitivamente uma marca fornecedora a ser considerada. 

No entanto, é importante ter certeza de que você cobra o suficiente por quilo para que você ainda possa ter lucro. Além de vender sorvete por quilo, você também poderia vender outros itens, como biscoitos e bolo. Portanto, se você está procurando um negócio lucrativo, investir em uma sorveteria por quilo é definitivamente digno de consideração! Conheça a Gela Boca hoje e torne-se um franqueado!

Leia também sobre: “Decoração de sorveteria: confira dicas de como fazer e atrair

Deixe seu comentário