Montar uma sorveteria self service é um bom negócio? Sempre há oportunidades de investimento no ramo alimentício, e o setor de sobremesas, como as sorveterias, não poderia ficar de fora.
A venda de sorvetes, especialmente em regiões mais quentes do Brasil, é um grande sucesso! Afinal, o custo de produção de sorvetes é relativamente baixo por um produto que a maioria dos brasileiros gosta.
Nesse sentido, a lucratividade é algo garantido, certo? Não necessariamente. Afinal, ainda estamos falando sobre abrir e gerenciar um negócio. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo a seguir!
Veja também: como investir em franquias de alimentação
Como funciona uma sorveteria self service?
Primeiramente, é importante que você entenda a diferença entre uma sorveteria tradicional para uma do tipo self service. Isso te permitirá compreender melhor o seu negócio e atingir o público adequado da melhor forma.
Como já deve imaginar, o termo “self service” é utilizado para representar serviços nos quais o próprio cliente se serve. No caso das sorveterias, o consumidor monta seu próprio sorvete, pesa a quantidade selecionada e paga no final.
Uma das maiores vantagens desse modelo de serviço é que o cliente se sente livre para consumir a quantidade que desejar do produto. Além dos diversos sabores de sorvete, o público também pode acrescentar inúmeros complementos — jujubas, frutas etc.
Nesse sentido, é essencial compreender como esse negócio funciona para estruturá-lo da forma adequada.
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Quanto ganha uma sorveteria self service?
Sobre o faturamento, os ganhos mudam conforme as diferentes regiões brasileiras. Outros fatores, como localização, preço de venda, tempo de atividade e demanda local impactam os lucros.
Tratando-se de uma sorveteria express, são vendidos, em média, 300 sorvetes por dia. Assim, o faturamento estimado mensal fica entre R$30 mil e R$35 mil reais.
O lucro líquido desse tipo de negócio varia entre 25% a 30%; um ótimo percentual, considerando que a maioria dos negócios no Brasil ficam entre 12% a 15%. Na prática, podemos estimar uma lucratividade média de R$7 mil a R$9 mil reais.
Já uma sorveteria do modelo self service pode ganhar a partir de R$50 mil reais, em pontos com alta movimentação, com margem de lucro de 15% a 18%.
O que colocar no self service de sorveteria?
Encontrar produtos para inserir no self service da sorveteria requer algum tempo de pesquisa. Isso porque, o primeiro passo é encontrar um bom fornecedor. A grande estrela do seu estabelecimento, os sorvetes, precisam ser de alta qualidade.
Essa parceria é fundamental para garantir a lucratividade. Além disso, também é importante adicionar complementos que conquistam o paladar dos clientes, como:
- frutas secas;
- granola e castanhas;
- balas de goma;
- balas de gelatina;
- marshmallow;
- chocolates;
- mel e caldas diversas.
Como montar uma sorveteria self service? 8 dicas para te ajudar!
Antes de pensar em abrir as portas, é fundamental que você crie um planejamento e pense na legalização do seu negócio. Reflita sobre o quanto pode investir e trace metas realistas, de acordo com suas possibilidades.
Feito isso, é chegado o momento de organizar a inauguração da sorveteria! Confira nossas dicas a seguir para ter um estabelecimento bem sucedido!
1. Encontre uma boa localização
Sua sorveteria do tipo self service precisa estar localizada em uma região estratégica. Quanto maior for a circulação de pessoas na área, melhor.
Boas localidades costumam ser áreas residenciais, centros comerciais, arredores de escolas e faculdades ou mesmo praias e parques. Estude na sua cidade quais são os locais que a população costuma frequentar para se divertir ao ar livre.
Outro fator essencial é analisar a concorrência. Isso não significa que é melhor se instalar em um lugar livre de concorrência; a presença dela é fundamental para que você saiba preparar melhor o seu empreendimento.
2. Faça o planejamento da estrutura
Apesar de exigir uma estrutura super simples, é indispensável planejar a montagem da sua sorveteria. Primeiramente, você precisará de um salão para manter os freezers expostos como os sorvetes, complementos, além de um balcão de atendimento e mesas.
Também é interessante disponibilizar sanitários para os clientes, a fim de oferecer mais conforto. O importante é que o seu estabelecimento seja convidativo para o público, permitindo que eles possam consumir seus sorvetes com total praticidade.
3. Defina os equipamentos necessários
Quanto aos equipamentos da sorveteria, os adequados mudam conforme o projeto de cada estabelecimento. Entretanto, existem alguns materiais que são indispensáveis para sorveterias self services de qualquer porte:
- derretedeira de chocolate;
- freezers horizontais;
- balança de precisão com capacidade para até 15 kg;
- colher para pegar sorvete;
- balde de higienização das colheres;
- taças e copos;
- vasilhas para colocar os complementos;
- prateleiras e ou estantes;
- mesas e cadeiras;
- computador e impressora.
4. Diversifique seus produtos
Quando pensamos em sorveterias, a primeira coisa que surge à mente são os sorvetes. Afinal, esse é o principal item desse tipo de estabelecimento. Contudo, para manter a competitividade no mercado, é importante diversificar essa oferta.
Então, além dos sorvetes, é interessante apostar na venda de milkshakes, picolés, paletas, açaís etc. Vale a pena, também, criar um cardápio diversificado para cada estação, como sobremesas mais elaboradas para o inverno e opções mais refrescantes para o verão.
Para não errar nessa estratégia, nossa dica é acompanhar as tendências do setor e identificar quais podem ser exploradas em seu estabelecimento.
Veja também: tipos de sorvetes disponíveis no mercado
5. Capriche nos produtos complementares
Já citamos alguns exemplos de produtos para ter na sorveteria mais acima. Mas, esse assunto merece um destaque especial, já que os complementos são tão importantes quanto o sorvete em si.
Além de fechar parcerias com fornecedores de sorvetes de credibilidade, também encontre bons fornecedores dos complementos que serão disponibilizados em sua loja. Entre os que mais fazem sucesso com o público, estão:
- calda de chocolate derretida quente;
- caldas de sorvete de vários sabores;
- jujubas;
- confetes de chocolate;
- chocolates granulados;
- cereja e outras frutas secas;
- frutas frescas variadas.
Todos esses itens são comuns à grande maioria das sorveterias brasileiras. Caso queira inovar, vale a pena investir em complementos inusitados para chamar a atenção de mais clientes.
Já pensou em combinar sorvetes com doces de confeitaria? Essa pode ser uma ótima forma de aumentar sua clientela.
6. Cobre o preço justo ao seu cliente
Outro passo indispensável para o sucesso de sua sorveteria self service é a cobrança justa ao cliente. Baratear demais o produto não lhe renderá lucro e pode gerar prejuízos.
Por outro lado, subir demais os valores pode afastar a clientela, o que também impacta negativamente no negócio.
Uma ótima forma de manter uma margem segura é avaliar os preços praticados pelos concorrentes. Assim, ficará mais fácil encontrar números que funcionem.
7. Aposte em um espaço para as crianças
Uma imagem que também é comumente relacionada às sorveterias são as famílias com suas crianças nos momentos de lazer. Dessa forma, pode ser um bom investimento instalar um espaço voltado para a distração dos pequenos.
Ir à sorveteria costuma ser um programa familiar nos fins de semana. Com uma estrutura dedicada aos filhos, os pais conseguem aproveitar o momento igualmente, com tranquilidade e conforto.
Esse pode ser um grande diferencial para a clientela na hora de escolher o destino do passeio.
8. Tenha uma boa estratégia de comunicação
Além de todas as dicas que mostramos por aqui, não esqueça de montar uma boa estratégia de comunicação.
É indispensável criar um bom plano de comunicação para atrair o público e apresentá-los as vantagens e os destaques do seu estabelecimento. Comece fazendo um estudo da sua audiência:
- qual o perfil dos seus consumidores?;
- quais são suas necessidades e desejos?;
- quais são seus desafios?;
- quais soluções eles esperam da sua sorveteria?;
- quais canais de comunicação utilizam para encontrar informações?;
- qual tipo de linguagem é a mais adequada para conversar com eles?
Nesse segmento de sorveterias self service, há uma infinidade de maneiras de lidar com o público. Um estabelecimento que recebe muitas famílias, por exemplo, exige uma estrutura completamente diferente da sorveteria que possui um público mais jovem, que busca por um ambiente “instagramável”.
Depois de realizar esse estudo, ficará mais simples definir o tipo de comunicação adequado para seus clientes, bem como os meios de comunicação que serão utilizados nessa estratégia.
É importante montar um calendário de conteúdo que direciona as ações, alinhadas com a sazonalidade do ano — estações mais quentes atraem mais consumidores, enquanto estações mais frias afastam.
Desse modo, você poderá interagir com seus consumidores durante o ano inteiro.
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Conclusão
Neste artigo, você aprendeu sobre como montar uma sorveteria self service. Viu a importância de se manter atualizado sobre o mercado e sobre seus clientes.
Conhecer as pessoas é fundamental para conseguir entregar o que elas desejam e, assim, elevar a lucratividade e fidelizar os clientes. Também não se esqueça de investir em uma boa infraestrutura para garantir o conforto de praticidade no atendimento.
Esses são detalhes que fazem toda a diferença em uma sorveteria do tipo, mantendo a competitividade no mercado e o destaque perante a concorrência. E, se ainda não encontrou fornecedores para seu negócio, conheça os produtos da Gela Boca.