Aprenda tudo sobre o transporte de sorvetes para a sua franquia

transporte de sorvetes

O transporte de sorvetes é algo que precisa de atenção constante para a conservação dos produtos, ainda mais quando são delicados como os sorvetes.

Assim, a logística de uma sorveteria precisa ser bem desenvolvida e planejada, pensando em todas as etapas do processo para a conservação do sorvete na hora do transporte e na sua distribuição.

Quer saber como fazer o transporte de sorvetes de maneira correta para a sua franquia? Qual o veículo que deve ser utilizado e como deve estar preparado? E como fazer um planejamento de distribuição de sorvetes?

Continue lendo que responderemos todas as perguntas anteriores e explicaremos sobre o transporte e distribuição de sorvetes para você!

Veja também: quanto investir para abrir uma sorveteria

Afinal, como é feito o transporte de sorvetes?

O transporte de sorvetes deve ser feito com o melhor custo-benefício possível e sem perder a qualidade dos produtos, para que a sorveteria não tenha prejuízo financeiro.

Para isso, o veículo deve operar em condições adequadas em 100% do período de utilização e precisa ter um isolamento térmico de no mínimo 100 milímetros de espessura.

Normalmente, o veículo possui placas eutéticas, que são constituídas por duas chapas de aço inoxidável e soldadas entre si com rolo por resistência.

Além disso, são necessários equipamentos que possibilitem climatizar o ambiente na sua temperatura adequada. Esses equipamentos e materiais precisam ser feitos com material isolante para impedir as variações de temperatura.

O veículo precisa estar com a temperatura ideal de -18°C e, por isso, a câmara fria precisa estar com -22°C.

Vale ressaltar ainda que devem ser feitas verificações semanais para ter certeza de que o veículo esteja sempre em condições ideais para realizar o transporte.

Portanto, o transporte de sorvetes exige uma série de ações de manutenção e de prevenção para manter a qualidade do produto em todas as etapas de transporte e de distribuição.

Como criar um planejamento de distribuição de sorvetes

Para que a empresa consiga crescer e aumentar as suas vendas, é necessário ter organização e um planejamento de distribuição de sorvetes.

Ele avaliará todas as possibilidades dentro da empresa e, por isso, é importante ter atenção em cada detalhe.

Pois, a distribuição de sorvete permite que você tenha uma abordagem diferenciada nas áreas de atuação.

Vale ressaltar ainda que ficar atento aos desejos dos consumidores, nas tendências e novidades, pode ajudar a se destacar nas variedades de sabores dos sorvetes.

Confira a seguir como criar um planejamento de distribuição:

Estude a logística de distribuição

Estudar como funciona a logística de distribuição de sorvetes é fundamental para que você verifique se todos os passos estão sendo seguidos. 

É preciso que todas as regras sejam cumpridas para manter o sorvete adequado e com o seu verdadeiro sabor. Com isso, garante a entrega dos produtos com qualidade.

Trace as rotas

Planeje com antecedência as rotas para carregar e entregar os sorvetes, bem como verificar os locais e escolher com cuidado a empresa que realizará o transporte.

Isso possibilitará que todos os envolvidos no ciclo possam saber o tempo que gastaram para chegar ao seu destino e como preparar o veículo e o ambiente para conservar os sorvetes.

Realizando a distribuição

A realização de uma distribuição de sorvetes de maneira eficiente, sem perdas e com produtividade, principalmente nos dias quentes, é um grande desafio para quem trabalha com sorvetes.

Por isso, é importante sempre seguir as recomendações necessárias para a distribuição de maneira correta e assim conservar a qualidade do produto.

Quais cuidados tomar ao transportar sorvetes?
Freepik

Locais mais próximos

Possuir locais mais próximos para a distribuição e transporte de sorvetes pode ser uma ótima maneira de economizar com a logística e preservar a qualidade e sabor dos mesmos.

Quais cuidados tomar ao transportar sorvetes?

Confira a seguir quais os cuidados são necessários tomar para transportar os sorvetes.

Manter a temperatura ideal

Para manter a qualidade do sorvete é necessário que o veículo esteja com uma temperatura adequada para o transporte. 

Assim, o mais indicado é que o interior esteja com uma temperatura abaixo de -22°C. Com isso, o sorvete terá uma diferença de 4°C para o limite aceitável do produto.

Armazene os sorvetes em locais adequados

É muito importante que os sorvetes possam ser armazenados em locais adequados durante todo o processo.

Para isso, são necessários cuidados especiais, como:

  • câmaras de refrigeração;
  • sistemas de monitoramento de temperatura;
  • embalagens especiais de transporte;
  • cuidados no manuseio dos sorvetes.

Cuidado durante o carregamento

O carregamento do veículo deve ser feito pelo menos seis horas antes dele sair para o local da entrega.

Além disso, deve ser feito o mais rápido possível para que os produtos não descongelem e nem percam alguma das suas composições por causa da demora no carregamento.

Agora que você já sabe sobre os cuidados para transportar os sorvetes, que tal conhecer mais um pouco sobre como abrir uma sorveteria. Leia o nosso artigo no blog: Como montar uma sorveteria? + 10 dicas especiais da Gela Boca.

Consequências de um transporte de sorvetes inadequado

Como o sorvete é um produto sensível pode ser danificado por fatores, como:

  • choque;
  • força mecânica;
  • pressão;
  • odores;
  • alta temperatura;
  • exposição ao ar;
  • ciclos térmicos.

Por isso, ele deve ser mantido frio com flutuações mínimas de temperatura durante todo o seu transporte. Se isso não ocorrer, o sorvete pode ter o sabor, a cremosidade e a textura alterados.

Confira a seguir quais os problemas que um transporte inadequado pode causar:

  • Derretimento;
  • Perda da cor;
  • Ficar com a aparência viscosa;
  • Separação dos componentes do sorvete, assim o soro vai para o fundo da embalagem junto com os açúcares concentrados;
  • Alteração na textura do sorvete que pode ficar com textura de grãos de areia.

Para evitar o transporte inadequado, é preciso verificar tudo com antecedência, desde o transporte até a preparação para carregar os sorvetes.

Quais são os desafios na logística de distribuição de sorvetes?

A distribuição de sorvetes tem alguns desafios. Confira quais são a seguir:

Manter a temperatura ideal

Conseguir manter a temperatura ideal do sorvete é um dos principais desafios para a logística de distribuição.

Isso porque ela pode fazer o sorvete perder a qualidade e sabor e, assim, perder a credibilidade com o cliente.

Quais são os desafios na logística de distribuição de sorvetes?

Evitar o descongelamento do sorvete

Manter o sorvete congelado é um dos principais desafios, porque ele descongela a -17°C. 

Por isso, o transporte deve ser rápido para conservar todas as propriedades do sorvete e evitar o seu descongelamento.

Preservar a saúde dos funcionários

É preciso que os funcionários que trabalham na câmara fria utilizem materiais que suportam condições extremas, como protetores faciais, luvas e roupa térmica. 

Além disso, precisam ficar em sala aquecida por 30 minutos a cada 1 hora. Essas regras com os funcionários devem ser respeitadas para garantir a produtividade e a preservação da saúde dos colaboradores da empresa.

Limite no volume de pedido

Outro desafio é a capacidade de armazenamento dos freezers dos revendedores que limitam o volume de pedido, pois o produto exige um cuidado especial. 

Assim, a logística de ocupação dos caminhões tenta maneiras para não sair no prejuízo, com esse desafio a mais para os roteirizadores que, ao mesmo tempo, devem otimizar a ocupação de caminhões e manter o nível de serviço.

Qual o melhor veículo para transportar sorvetes?

Ter um veículo adequado para o transporte dos sorvetes é fundamental. Saiba a seguir o mais adequado.

Baú frigorífico

O baú frigorífico é uma das opções mais utilizadas para o transporte de sorvetes. Ele deve ter a espessura das paredes laterais de 100 mm, com teto de 120 mm e piso de 150 mm. A densidade deve ter 40Kg/m³, com uma temperatura de -30°C.

O baú deve ser do tamanho certo para as suas necessidades, podendo ser baú frigorífico móvel ou baú isotérmico para pick up. 

Ele pode ser feito pela CTR Carrocerias que fabrica os melhores para o segmento de sorvete.

Além disso, também é possível fazer transporte por um fiorino para transporte de sorvete, desde que tenha as recomendações solicitadas.

Entretanto, todos os veículos de transporte de sorvetes devem ser monitorados através de um termo-registrador que acompanha a carga. No destino, um lacre da porta é rompido e a temperatura do veículo é conferida.

Tudo isso para manter a segurança e a conservação do produto.

Faça parte do time de franqueados do segmento. Não perca a oportunidade de ser franqueado Gela Boca!

Qual o melhor veículo para transportar sorvetes?

Conclusão

Você sabe que o mercado de sorvetes no Brasil vive um momento de expansão e já pode ser considerado o mais atraente para os empresários que procuram um mercado estável.

Mas para que o setor continue crescendo, é preciso planejar como será o transporte de sorvetes. Pois, ele precisa seguir algumas recomendações para conservar o produto durante todo o processo.

Como explicamos, o transporte precisa ter a temperatura adequada para que o sorvete chegue ao seu destino com qualidade.

Se você deseja ter um negócio, as franquias são ótimas opções. Que tal ser franqueado de uma loja de sorvetes? 

Conheça a Gela Boca e saiba como fazer parte do nosso time. Aproveite e acesse o nosso blog para mais conteúdos sobre franquias de sorveteria.

Deixe seu comentário